FEIRA AGROTEC 2009 DISCUTE TECNOLOGIA E MERCADO PARA OS MUNICÍPIOS DO CIRCUITO DAS FRUTAS

Viabilizar estrutura de tecnologia eficaz aos produtores da região, ampliar o mercado de produtos e serviços com qualidade e agregação de valor e efetivar multiparcerias comerciais são objetivos da “Agrotec2009 – Fruticultura feira de projetos e produtos”, que acontecerá no período de 25 a 27 de setembro em Jundiaí (SP). A feira deverá reunir produtores rurais e os demais agentes da cadeia de produção de frutas das cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo.

 

O evento será realizado pela Agrotec Consórcio de Tecnologia e Negócios (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral – CATI, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e Rota Rural AgroMercadologia, com o patrocínio do Sebrae e apoio do Instituto Agronômico (IAC-APTA), por meio dos Centros de Engenharia e Automação e de Frutas, e dos Sindicatos Rurais da região. Segundo a coordenação, a feira será constituída de recintos temáticos e áreas comerciais, onde serão desenvolvidas atividades técnicas, promovidos encontros setoriais e apresentadas atrações culturais.

 

Na programação, estão previstos os debatepapos “A mídia no agronegócio (Seminário de profissionais de comunicação do Circuito das Frutas)” e “Retorno das embalagens vazias de agrotóxicos (Os canais de distribuição, a indústria, a reciclagem e o poder público)”. Também haverá tendas dos batepapos, dos municípios do Circuito das Frutas e dos sindicatos; oficinas técnicas; exposições de unidades da Secretaria de Agricultura e de “Fatos e fotos de familiares de imigrantes agricultores”; tendas de comercialização de alimentos processados, artesanato, insumos e publicações especializadas; exposição de máquinas e implementos; caravanas de produtores à feira; visitas turísticas, de lazer e compras às propriedades rurais; demonstração de manejo de equipamentos; promoções educativas (plantio de árvores por alunos); visita a usina de processamento de alimentos; entrega de prêmios e espetáculos culturais.

 

Pesquisa em fruticultura

 

O IAC tem programação intensa de pesquisas tanto na região quanto em várias outras regiões do Estado. Atualmente, há ensaios com pessegueiro e nectarineira em Jundiaí, Colina, Votuporanga, Pindorama e Capão Bonito, em áreas de pesquisa da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), diz o pesquisador Marco Antonio Tecchio, diretor do Centro de Frutas do IAC. Os projetos são coordenados pelo pesquisador José Emilio Bettiol Neto, que conta com a colaboração dos pesquisadores dos pólos regionais da APTA.

 

Tecchio informa que também serão retomados os trabalhos com produtores rurais e associações de produtores nos municípios que englobam o Circuito das Frutas. Assim, além de continuar com os experimentos, o IAC está avaliando a possibilidade de atender a outra demanda de produtores da região, que é a busca por novas variedades de pessegueiro.

 

Segundo Bettiol Neto, a pretensão é retomar os contatos com pesquisadores de outras unidades, dentro e fora do Brasil, para a introdução de novas variedades de frutas. Para a continuidade dessas atividades com qualidade no acompanhamento, o IAC está reunindo pesquisadores da APTA em diversas regiões a fim de ampliar a equipe de especialistas em frutas de clima temperado. “Vamos reorganizar a equipe de pesquisa para darmos continuidade aos projetos já instalados e, em breve, iniciar novos”, afirma. Ele conta que a equipe busque recursos junto a instituições de fomento.

 

Pesquisadores do Centro de Frutas já se reuniram com secretários de agricultura dos dez municípios que compõem o Circuito das Frutas, na região de Jundiaí, segundo Tecchio. O objetivo foi levantar demandas dos produtores e focar em trabalhos específicos para cada localidade. “Até o momento, a prefeitura de Atibaia já nos deu retorno e vai disponibilizar área para a instalação de experimentos com diversas frutíferas, como pessegueiro, nectarineira, nespereira, figueira e ameixeira.” A expectativa para o próximo ano é instalar em Atibaia ensaios de caquizeiro, videira, macieira, pereira, marmeleiro e outras frutíferas de interesse regional.

 

Veja em Notícias IAC (www.iac.sp.gov.br) a íntegra da reportagem “Pesquisa em fruticultura avança com interação junto ao setor produtivo”, de Carla Gomes.

 

Mais informações sobre a Agrotec2009 podem ser obtidas no CEA-IAC (e-mail: ppontes@iac.sp.gov.br ou 11-4582-8155); no Centro de Frutas (frutas@iac.sp.gov.br ou 11-4582-7284); ou na CATI Regional Campinas (pnclaro@cati.sp.gov.br ou 19-3743-3877).    

Notícias por Ano

Notícias por Polos