FEILEITE 2011

Além da participação convencional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo na Feira Internacional da Cadeia Produtiva do Leite (Feileite), com seus institutos e coordenadorias, também haverá uma ação específica nas redes sociais.

 

Na terça-feira (9 de novembro), serão disponibilizados no blog AgriculturaSP podcasts (arquivos de áudio) e slides preparados pela assistente técnica de direção do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (Feap), Katia Maria Giannini, com o tema “Financiamento e Crédito”: a partir das 10 horas, entra o material sobre a linha para Pecuária de Leite; das 11 horas, Apoio a Pequenas Agroindústrias; 12 horas, Qualidade; 13 horas, Bubalinocultura.


Às 14h30, uma mesa-redonda, ao vivo, terá como mote “Cati Leite, Associativismo e Crédito Rural”. Os convidados da mesa são o produtor Nadir Lopes, de Novo Horizonte, e Nelson Rodrigues dos Santos, da Associação dos Produtores Rurais de Bom Jesus dos Perdões e Região, atendidos pela regional da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral da Secretaria (Cati) de Bragança Paulista. Os “anfitriões” são o gerente-técnico do Cati Leite, Carlos Pagani Netto, o coordenador da Cati, José Luiz Fontes, e o diretor do Instituto de Cooperativismo e Associativismo da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (ICA/Codeagro), Diogenes Kassaoka.


Na quarta (10), o tema é “Mercado da Pecuária Leiteira”. Às 14h30, ao vivo, uma mesa-redonda, reúne o presidente da Câmara Setorial de Leite e Derivados, Jorge Rubez, o representante da empresa Jussara e membro da Câmara, Odorico Barbosa, e o secretário-geral das Câmaras Setoriais e  pesquisador do Instituto de Economia Agrícola (IEA), Nelson Staudt.


Quinta (11) é o dia de discutir “Pesquisa em Leite e Sanidade Animal”. Às 11 horas terá início a mesa-redondaBrucelose, Tuberculose e Febre Aftosa”, que contará com o médico veterinário Heinz Otto Hellwig, responsável pelo Programa Estadual de Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose, e o também veterinário Fábio Tatsuya Mizusaki, diretor do Centro de Defesa Sanitária Animal. Ambos são ligados à Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria (CDA).


Às 14 horas, o polo Alta Mogiana da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) estará representado pelo pesquisador Ricardo Dias Signoretti, que numa entrevista fala sobre “Leite a pasto com gado cruzado (baixo custo de produção)”.

Na sequência, às 15 horas, o pesquisador Geraldo Balieiro Neto, da Apta Polo Regional Centro Leste, trata de “Milho Bt (transgênico) na alimentação do gado (incorporação de nutrientes no leite)”. Às 16 horas, é a vez de o pesquisador do Instituto de Zootecnia (IZ), Irineu Arcaro Junior, aparecer em vídeo para esclarecer sobre “Ambiência na Produção de Leite”. Logo depois, por volta das 17 horas, o pesquisador Aníbal Eugênio Vercesi Filho, da Apta Polo Nordeste Paulista, expõe sobre o projeto "Gir Leiteiro x Jérsei - animais voltados para pequeno produtor e leite de qualidade".


Finalizando a semana, na sexta (12), o público em geral poderá conhecer mais sobre os benefícios do leite: a nutricionista Aline Yukari Kurihayashi, do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável da Codeagro (Cesans), fala, às 11 horas, sobre “Valores Nutricionais do Leite no Programa Vivaleite”.


Às 14h30, “Consumo de Leite por Adultos” será o tema abordado pela pesquisadora Maria Teresa Bertoldo Pacheco, do Centro de Ciência e Qualidade dos Alimentos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital), em um podcast.


Paralelamente, durante toda a semana, o Flickr (ferramenta de divulgação de fotos) e o Twitter (microblog) da Secretaria contarão com a cobertura do evento.


Acesse a Programação : www.agriculturasp.blogspot.com

Notícias por Ano