FEIJÃO: DIA DE CAMPO DISCUTE CUSTO DE PRODUÇÃO E APRESENTA NOVAS TECNOLOGIAS

 

O custo de produção do feijão no Sudoeste Paulista é um dos temas do 25º Dia de Campo de Feijão, que acontecerá nos dias 5 e 6 de maio, em Capão Bonito (SP). O evento é promovido pelo Polo Sudoeste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

O dia de campo abordará ainda assuntos como manejo da resistência de plantas daninhas e herbicidas, impactos econômicos na aplicação de defensivos e interferência de sementes na disseminação de patógenos. Além das palestras, os participantes tem direito a receber gratuitamente uma publicação com os “Anais do 25º Dia de Campo de Feijão”, que englobam artigos técnicos-científicos com os temas abordados pelos palestrantes.

No dia de campo deste ano, os participantes poderão observar o efeito dos principais defensivos agrícolas existentes no mercado para o tratamento de sementes, a fim de controlar doenças e de pragas. Já nos estandes montados pelas empresas parceiras, os participantes terão acesso às diversas tecnologias, bem como à possibilidade de fechar negócios nas áreas de máquinas, fertilizantes, sementes e equipamentos em geral.

Com o intuito de se obter produtividades superiores, os agricultores tem buscado conhecimento e novas tecnologias. Os dias de campo tem sido uma oportunidade para o acesso a conhecimentos teóricos e práticos oferecidos pelo Instituto Agronômico (IAC) e pelo Polo Sudoeste Paulista, vinculados à Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Em 2009, por exemplo, cerca de 800 participantes tiveram a oportunidade de conhecer o que de melhor existe no cultivo do feijoeiro.

Desde 1984, o Dia de Campo de Feijão divulga as principais tecnologias na cultura do feijoeiro e integra todos os setores da cadeia produtiva do feijão. Produtores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, estudantes da área agrária, profissionais da pesquisa e de diversas empresas do ramo tem a oportunidade de observar no campo as principais cultivares de feijoeiro, utilizadas na região, de instituições como IAC, IAPAR e Embrapa, que levam seus técnicos para dar explicações e tirar dúvidas.

O feijão, principal fonte de proteína vegetal e de baixo custo, está presente na alimentação de todo brasileiro, servido com arroz ou em diversas outras formas de preparo, dependendo da região em que é consumido. O Brasil é o segundo maior produtor e consumidor de feijão e, para atender à demanda, os produtores precisam se esmerar no cultivo, almejando altas produtividades.

 

Informações:polosudoestepaulista@apta.sp.gov.br  
                            (15) 3542-1310 
                            (15) 3542-1708

 

PROGRAMAÇÃO:

Dia 05 de Maio
7:30 hs - Inscrições
08:00 hs - Abertura
08:30 hs - Custos de produção do feijoeiro -
               Cristina Fachini - ITAL/APTA - Campinas/SP 
               Marli Dias Mascarenhas Oliveira - IEA/APTA - São Paulo/SP
09:15 hs - Avanço Tecnológico - Bayer Cropscience
09:25 hs - Avanço Tecnológico - Basf S.A.
09:35 hs - Manejo da resistência de plantas daninhas a herbicidas
               Jamil Constantin - UEM - Maringá/PR
10:10 hs - Visita aos módulos de campo
12:00 hs - Encerramento

Dia 06 de Maio
07:30 hs - Inscrições
08:00 hs - Abertura
08:30 hs - Impactos econômicos na aplicação de defensivos 
               Hamilton Humberto Ramos - CEA/IAC - APTA - Jundiaí/SP
09:15 hs - Avanço Tecnológico - Arysta LifeScience
09:25 hs - Avanço Tecnológico - Syngenta
09:35 hs - Interferência da semente na transmissão de patógenos
               Margarida Fumiko Ito - Centro de Fitossanidade/IAC/APTA - Campinas/SP
10:10 hs - Visita aos módulos de campo
12:00 hs - Encerramento

OBS. O Dia de Campo ocorrerá mesmo com chuva.

Notícias por Ano

Notícias por Polos