EXPERIMENTOS SOBRE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA DO PÓLO EXTREMO OESTE/APTA RECEBEM VISITA

Os experimentos do projeto “Integração Lavoura-Pecuária” desenvolvidos no Pólo Extremo Oeste/APTA, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento, foram visitados durante o “III Encontro de Ciências da Vida” promovido pela  Unesp de Ilha Solteira. Trata-se da parte prática do mini-curso realizado na unidade de pesquisa da APTA em Andradina durante a semana agronômica promovida pela Unesp/Campus de Ilha Solteira

O evento constou da apresentação do projeto “Integração Lavoura-Pecuária no Oeste do Estado de São Paulo”, que tem por objetivo divulgar a produção integrada de grãos e carne bovina na renovação de pastagens degradadas, utilizando o Sistema de Plantio Direto. Na ocasião, o engenheiro Alberto, proprietário da Empresa Cercabrás, abordou o assunto “cerca elétrica”.  O empresário mostrou as novidades do setor e a maneira correta de instalação e manutenção deste tipo de cerca, que é muito utilizado no sistema integrado.

Já a nova legislação sobre o controle de qualidade de sementes forrageiras, bem como novos cultivares e o modo de plantio, foi apresentada pelos engenheiros agrônomos Clodoaldo e Murilo, da empresa JC Maschietto.

Desta maneira, os integrantes do Mini-curso puderam verificar em campo o experimento. Foram beneficiados pelo fato de que, nesta época, em todos os módulos há novilhas pastejando.

Nesses módulos, são avaliados a produtividade de grãos, a produção de forragem, o ganho de peso animal, atributos do solo (físico, químico e biológico), custos e receitas.

As informações obtidas e as atividades realizadas, comparando os sistemas de manejo, serão apresentadas aos produtores rurais da região em oficinas e dias de campo, a serem realizados para demonstrar as vantagens tecnológicas e econômicas do sistema integrado e também os seus efeitos na recuperação da degradação do solo.

O projeto, coordenado pelo pesquisador Gustavo Pavan Mateus, tem o apoio financeiro da Fundação Agrisus e de empresas privadas, além dos recursos orçamentários da própria APTA.