EVENTO PROMOVE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL VOLTADAS À COLETA SELETIVA DOS RESÍDUOS NA APTA PÓLO CENTRO SUL

                       .


Os eventos voltados à Educação Ambiental vêm se consolidando no Brasil como um espaço de encontro e oportunidades para diálogos e trocas de experiências entre palestrantes e participantes. A Educação Ambiental com foco na Coleta Seletiva de resíduos domésticos pode proporcionar uma mudança comportamental nas pessoas motivando-as a serem responsáveis pela primeira triagem dos seus resíduos, mostrando a importância dessa atitude no âmbito social, com a geração de emprego e renda para os catadores e, ambiental, com o uso sustentável dos recursos naturais. 

O evento intitulado Atividade de Educação Ambiental voltada à Coleta Seletiva” ocorreu no dia 21 de Maio na APTA Pólo Centro Sul e teve como objetivo motivar a comunidade da APTA a refletir sobre a problemática do lixo, além de apresentar o Programa de Coleta Seletiva do Pólo e organizar os envolvidos quanto à responsabilidade de todos frente ao Projeto de Gestão dos Resíduos gerados nas instalações do Pólo. Esse é um projeto de mestrado que está sendo desenvolvido na APTA Pólo Centro Sul desde o início de 2009 pela aluna Nadia Valério Possignolo sob a coordenação do Grupo Gestor de Resíduos Químicos do CENA/USP, o qual detém quase dez anos de experiência na área, obtida através da implementação de seu próprio Programa de Gerenciamento de Resíduos. Essa equipe conta atualmente com o especialista de laboratório Glauco Arnold Tavares, com a técnica Juliana Graciela Giovannini de Oliveira, com o estagiário Luccas Libardi Soares de Barros e três alunos de pós-graduação sob a orientação do Professor Dr. José Albertino Bendassolli. A aluna ainda conta com o apoio do diretor do Pólo Fábio Luis Ferreira Dias e com a co-orientação no Pólo do Dr. André César Vitti.

O presente projeto refere-se à elaboração de um Plano de Gestão de Resíduos para a APTA Pólo Centro Sul na medida em que propõe ações ambientalmente corretas para a destinação dos resíduos (químicos e domésticos) gerados neste local como a implantação de um Programa da Coleta Seletiva nas dependências do Pólo (escritórios, laboratórios, etc.). Para isso, se faz necessária a interação com os pesquisadores, estudantes, funcionários de apoio e de campo, inclusive com as famílias residentes, através de atividades educativas, como as propostas durante o evento, estabelecendo assim as condutas e as diretrizes básicas com vistas à auto sustentabilidade desse Plano.

Durante todo o dia, o evento contou com a presença de mais de 50 participantes, sendo que na programação da parte da manhã foram ministradas duas palestras intituladas “Lixo: Problema de quem? com a palestrante Ana Maria de Meira e “Programa de Gerenciamento de Resíduos Pólo Centro Sul – Implantação da Coleta Seletiva”, com a palestrante Nadia Valério Possignolo. A primeira palestra objetivou a sensibilização dos participantes quanto a problemática do lixo e a segunda apresentou os primeiros resultados do Programa de Coleta Seletiva como o diagnóstico do lixo gerado no Pólo e além disso, apresentou as diretrizes básicas de como irá proceder a separação dos resíduos domésticos assim como a padronização dos coletores, expondo aos participantes a importância da participação efetiva de cada um nesse processo. Na parte da tarde foram oferecidas oficinas de sabão e compostagem sob a coordenação de Ana Maria de Meira (Programa USP Recicla), Ramom Weinz Morato e Marina Yasbek Reia (CEPARA/ESALQ/USP). O sabão produzido na oficina foi distribuído entre os participantes e, o mesmo será feito com o adubo produzido na compostagem dos resíduos orgânicos. O evento foi muito bem avaliado pelos participantes, os quais demonstraram interesse na participação e na promoção de outros eventos dessa natureza no Pólo.

Na semana seguinte, os coletores para a coleta seletiva foram distribuídos nas instalações do Pólo possibilitando assim a separação efetiva dos resíduos domésticos sendo que os materiais recicláveis estão sendo enviados para a reciclagem.

Apoio: Fundag.

Para troca de experiências ou esclarecimentos de dúvidas, o e-mail para contato é nvalerio@cena.usp.br.

Acesse fotos do Projeto : http://migre.me/P7R3

Notícias por Ano

Notícias por Polos