ESTRATÉGIA PARA BIODIESEL

02/08/2006

Agência FAPESP - O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), Luiz Antonio Rodrigues Elias, apresentou na segunda-feira (31/7) o plano de ação do ministério para o setor do biodiesel.

Participaram da reunião o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e os ministros Sergio Rezende (MCT), Silas Roudeau (Minas e Energia), Marina Silva (Meio Ambiente) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário).

Segundo o MCT, focado no desenvolvimento de uma rede que oriente o controle de qualidade, o armazenamento e os testes em motores, o programa estimula a formação de novas rotas, o treinamento de agricultores e pesquisas especializadas.

Para desenvolver o projeto, o ministério investiu nos últimos três anos R$ 16 milhões e concretizou parcerias com 23 estados, 56 instituições e 208 pesquisadores.

“Desejamos que os agricultores se unam em cooperativas e possam aprimorar técnicas de extração e de tratamento do óleo”, disse Rodrigues Elias, que comentou o recente acordo fechado com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para o desenvolvimento de pesquisas ligadas ao setor.

Entre as ações desenvolvidas no ministério, também estão o mapeamento do número de laboratórios e a construção de cinco projetos de unidades demonstrativas de produção de biodiesel.

Mais informações: www.mct.gov.br e www.biodiesel.gov.br

Fonte: Agência FAPESP

Notícias por Ano

Notícias por Polos