ENCONTROS DISCUTEM BIOCOMBUSTÍVEIS, AGRICULTURA IRRIGADA E OLERÍCOLAS EM DIFERENTES REGIÕES

Três eventos, promovidos pela APTA Regional da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, vão abordar, nos dias 28 e 29 de junho em diferentes regiões do Estado de São Paulo, a produção de biocombustíveis, a agricultura irrigada e o cultivo de olerícolas.  

A produção de biocombustíveis (etanol, biodiesel, etc.) e culturas agroenergéticas serão discutidas nos dias 29 e 30 de junho, em Ribeirão Preto (SP), durante o “V Workshop Agroenergia: Matérias Primas”.  O evento é realizado pelo Polo Regional Centro Leste/APTA e Instituto Agronômico (IAC-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, com o apoio e patrocínio de várias entidades e empresas.

Engenheiros agrônomos, gerentes, técnicos, pesquisadores, produtores e estudantes poderão participar de mesas-redondas, palestras e painéis, bem como visitar estandes e espaços de patrocinadores. O objetivo é fomentar o debate em torno da produção de etanol, biodiesel, bioetanol, cana-de-açúcar e culturas agroenergéticas em geral, com enfoque na fitossanidade, dizem os pesquisadores/coordenadores José Roberto Scarpellini e Márcio Aurélio Pitta Bidoia. Assim, busca-se debater oportunidades decorrentes dos avanços na matriz energética brasileira e mundial, correlacionadas à consciência ambiental e à necessidade econômica.

Entre os temas a serem apresentados por especialistas, destacam-se o potencial dos biocombustíveis no Brasil; fitossanidade e barreiras comerciais; avanço tecnológico nas culturas agroenergéticas (ênfase na conservação dos solos); pesquisa e desenvolvimento de matérias primas para biocombustíveis; consorciação de culturas (alimentos e energia); bioeletricidade e palhada da cana; plantio direto e sustentabilidade; e diesel de cana, entre outros.
Espera-se a participação de cerca de 250 pessoas, média dos eventos anteriores (2007, 2008, 2009 e 2010). O workshop vai ocorrer no Centro de Convenções da Cana-de-açúcar do IAC – Rod. Pref. Antonio Duarte Nogueira, km 321 – Ribeirão Preto – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail
workshopagroenergia@hotmail.com ou pelo telefone (16) 3637-1091/2650/1849. A íntegra da programação está disponível em: http://www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1254



Workshop agricultura irrigada

Manejo de irrigação em citrus e café, bem como resultados de experimentos na cultura de laranja, é um dos temas do “II Workshop de Agricultura Irrigada na Região Nordeste”, que acontece no dia 29 de junho na sede do Polo Nordeste Paulista/APTA Regional/SAA, em Mococa. O evento, destinado a irrigantes, técnicos e lideranças do agronegócio, tem o apoio do IAC, da Feagri/Unicamp e da empresa Forbb (Araraquara).

Outros temas de palestras e mesas redondas (irrigação por pivô central, situação crítica de bacias hidrográficas, rede meteorológica da Bacia Hidrográfica do Pardo e a qualidade da irrigação) serão abordados por especialistas do Polo Nordeste Paulista, do IAC, da Prefeitura Municipal de Tapiratiba e da Unicamp, bem como pelo diretor-presidente da Forbb.

São Paulo possui mais de 770 mil hectares irrigados, que o tornam o segundo estado brasileiro em maior área irrigada e o primeiro da região Sudeste (Christofidis, 2009). O município paulista de Casa Branca, na região do Polo Nordeste Paulista, ocupa a 12° posição no Brasil, com mais de 38% de superfície irrigada, de acordo com a pesquisadora  e coordenadora do evento Jane Maria Carvalho Silveira.

Na região Nordeste Paulista, a técnica da irrigação tem sido amplamente utilizada em culturas de alto valor econômico, diz Jane. Entre os cultivos irrigados, destacam-se olerícolas (batata e cebola) nos municípios de Casa Branca, Vargem Grande do Sul e São José do Rio Pardo; cereais (feijão, milho e trigo); laranja irrigada em Tambaú, Aguaí e Casa Branca; e irrigação do cafeeiro na região de Franca e Mococa, além da irrigação em cana-de-açúcar. E algumas dessas áreas irrigadas são intensamente utilizadas o ano todo com cultivos de hortaliças e grãos, principalmente milho e feijão.    

A sede do Polo Regional fica na Avenida Presidente Castelo Branco, s/n – Mococa – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3656-0200 ou pelo e-mail
jane@apta.sp.gov.br.  A programação completa está disponível em www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1382

Produção de olerícola

A produção orgânica de hortaliças é um dos temas do “1° Seminário de produção olerícola no Pontal do Paranapanema”, que acontece no dia 28 de junho em Presidente Epitácio. O evento é coordenado pelo Polo Alta Sorocabana/APTA Regional/SAA, pelo ITESP (Instituto de Terras do Estado de São Paulo) e pela Prefeitura Municipal local, com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).  
Destinado a técnicos e produtores rurais, o seminário vai abordar ainda assuntos como boas práticas agrícolas, implantação de hortas, sistemas de produção de curcubitáceas (abóbora, pepino, abobrinha, etc), cultura da batata doce e agricultura natural.

O seminário tem como foco os pequenos produtores de assentamentos rurais e agricultores familiares, de acordo com o pesquisador Nobuyoishi Narita, um dos coordenadores do evento. São produtores que trabalham com o programa de aquisição de alimentos do governo federal, que fornece alimentos para a merenda escolar e entidades sociais. Segundo Narita, existe grande demanda por produção de hortaliças e frutas, não apenas em Presidente Epitácio mas também em outros municípios da região.      

O evento será realizado no anfiteatro João Brilhante – Vicinal Juliano Ferraz de Lima (Orla Fluvial), Presidente Epitácio – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (18) 3222-0732 ou pelo e-mail
poloaltasorocabana@apta.sp.gov.br. A programação completa está disponível em www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1381.


EQUIPE:
Texto:
José Venâncio de Resende (Apta)

Atendimento:
Adriana Rota
Assessoria de Comunicação/Secretaria
Tel: (11) 5067-0069

José Venâncio de Resende
Eliane Christina da Silva (estagiária)
Camila Amorim (estagiária)
Assessoria de Comunicação/Apta
Tel: (11) 5067-0424

Acompanhe a Secretaria:
www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp
http://www.orkut.com.br

Notícias por Ano

Notícias por Polos