EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TRABALHO DO POLO REGIONAL CENTRO NORTE APRESENTADO EM EVENTO NACIONAL

forumcentronorte

O Polo Regional Centro Norte/APTA Regional, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, participou, no período de 28 a 31 de março, em Salvador (BA), do VII Fórum de Educação Ambiental, com a apresentação, em painel, do trabalho “Capacitação Técnica/Pedagógica de Educadores Aplicada na Ação de Educação Ambiental na Microbacia ´Córrego da Olaria´ – APTA - Pindorama - SP”. O trabalho faz parte do projeto “Educação Ambiental em Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação - FEHIDRO TG 350/2009”, coordenado pelo pesquisador Antonio Lucio Mello Martins.

O Fórum Brasileiro de Educação Ambiental (FBEA) é o mais importante evento brasileiro da educação ambiental. O tema da sua sétima edição, que contou com um público de 2000 profissionais de todo o País, foi “Educação Ambiental: Rumo a Rio +20 e às Sociedades Sustentáveis”.

O principal momento do VII FBEA foi a reunião dos educadores e dos técnicos ambientais que compõem a Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), com vistas ao seu fortalecimento. A ampla programação do Fórum foi constituída de referências técnicas e mesas-redondas sobre temas relacionados a experiências e pesquisas em Educação Ambiental. O evento contou com palestras, oficinas, mini-cursos e painéis técnicos.

O trabalho do Polo Regional Centro-Norte foi apresentado pela bióloga Maria Conceição Lopes, integrante da equipe técnica e responsável pelas atividades técnicas/pedagógicas do projeto. O eixo temático do trabalho referiu-se à “Educação ambiental e estratégias metodológicas”, destacando-se parâmetros de indicadores de avaliação de projetos de educação ambiental por apresentar relatos e compilação de dados trabalhados com estatística multivariada.

Além da apresentação em painel, a APTA participou de encontros como o “Diálogo em Educação Ambiental nas Unidades de Conservação”, promovido por Ministério do Meio Ambiente. Segundo Antonio Lucio, foi uma importante oportunidade para troca de informações, visto que o Polo Regional Centro Norte é uma Reserva Biológica e que tem suas características divulgadas pelo projeto de educação ambiental para a comunidade, cumprindo com a missão de transferência de conhecimento a nível regional.