DDD-APTA TREINA 101 SERVIDORES DOS POLOS REGIONAIS

Conhecer as ferramentas de gestão pública na área administrativo e com isso aperfeiçoar a eficiência do setor. Este foi o objetivo do II Treinamento de Gestão Administrativa da APTA Regional, que ocorreu no período de 25 a 27 de outubro na cidade de São Pedro (SP). O encontro reuniu 101 servidores públicos, entre diretores de Polos Regionais e dos Núcleos de Apoio Administrativo dos Polos, chefes de seção das Unidades de Pesquisa e Desenvolvimento e das Equipes Operacionais das próprias UPDs e outros funcionários da área administrativa.

Participaram da abertura do encontro o coordenador da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Orlando Melo de Castro; o diretor do Departamento de Descentralizado do Desenvolvimento (DDD), Alceu de Arruda Veiga Filho; e o diretor do Centro de Administração do DDD, Ricardo Lorenzini Bastos, responsável pela organização do evento.

Entre os palestrantes, destaque para a presença da procuradora-chefe da Consultoria Jurídica da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Marisa Nittolo Costa e procurador do Estado, também da CJ/SAA, Edson Marcelo Veloso Donardi.

A advogada explicou o papel da consultoria jurídica dentro do processo administrativo e respondeu perguntas dos participantes.

O treinamento deve tornar ágeis os procedimentos e, em conseqüência, aumentar a eficiência na aplicação dos recursos públicos. Foram abordados temas como noções gerais de Direto Administrativo; orçamento público (PPA, LDO, LAO etc.); compra pública - licitações, suas modalidades e especificações; gestão do patrimônio público; gestão de frota; gestão de finanças e prestação de contas; e gestão de pessoal.

Durante o treinamento, foram distribuídos oito apostilas/manuais (impressos e em CD) sobre 1ª Direito Administrativo e Orçamento Público; 2ª Decreto 46.488/2002; 3ª Manual de Apuração Preliminar; 4ª Manual de Compras Públicas; 5ª Manual de Gestão do Patrimônio; 6ª Manual dos Procedimentos da Frota; 7ª Manual de Finanças e Prestação de Contas; e 8ª Manual de Gestão de Pessoal. Além disso, o encontro foi filmado pela equipe do Centro de Comunicação (CECOR) da CATI, devendo resultar em kit com DVDs que será distribuído às unidades da APTA Regional.