CRISE NO CAMPO: SEMINÁRIO DEBATERÁ AGÊNCIA REGULADORA PARA A AGRICULTURA

26/10/2005

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural promove nesta quarta-feira (26) o seminário "Grito do Campo: Alerta à Nação", proposto pelo presidente da comissão, deputado Ronaldo Caiado (PFL-GO). O objetivo do evento é debater os reflexo da crise agropecuária brasileira e a criação de uma agência reguladora para o agronegócio brasileiro. O seminário será realizado em parceria com a Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado.

Para o deputado Ronaldo Caiado, o País precisa de legislação moderna e da participação da sociedade para disciplinar a atuação dos setores econômicos no agronegócio e para corrigir as falhas de mercado. Por esse motivo, ele propõe a criação da agência reguladora, que teria por meta discutir temas como cartelização, juros, preços abusivos e as dificuldades de entrada no mercado.

Na opinião do presidente da Comissão de Agricultura, a crise atual é provocada pela grande oferta de produtos agropecuários, que são vendidos a preços muito baixos para os consumidores urbanos, mas prejudicam o produtor. "É uma crise de abundância que penaliza quem produz. A perda de renda da agricultura, sem contar os prejuízos recentes devido à ocorrência de febre aftosa no rebanho bovino, já soma R$ 17 bilhões em 2005", afirma o deputado, lembrando que o governo recolhe 35% do valor da produção em impostos.

O parlamentar lembra que o governo federal não cumpre o orçamento aprovado pelo Congresso Nacional e contingencia grande parte dos recursos. "O setor agrícola não possui poder econômico para defender seus interesses. O fato recente da não liberação de recursos federais para fiscalização sanitária no rebanho bovino acabou gerando mais uma grave crise no campo, com o surgimento de focos de febre aftosa, que já causou prejuízos da ordem de R$1,5 bilhão", critica Caiado.

A abertura do evento será feita pelo presidente da Comissão da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara, deputado Ronaldo Caiado; pelo presidente da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE); e pelo presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Agricultura, Duarte Nogueira.

Também foram convidados para o encontro os presidentes da Frente Parlamentar do Cooperativismo, deputado Zonta (PP-SC); da Frente Parlamentar da Agricultura, Dilceu Sperafico (PP-PR), da Confederaçlão Nacional da Agricultura (CNA), Antônio Ernesto de Salvo; da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas; e o professor Leandro Silveira, da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O seminário será realizado das 9h às 13 horas, no auditório Petrônio Portella, no Senado. (Fonte: Agência Câmara, reportagem de Adriana Resende, edição de Wilson Silveira

FNPonline