CONTROLE DE PARASITAS É TEMA DE CURSO EM NOVA ODESSA

05/09/2006

 

O Instituto de Zootecnia (IZ), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, abriu as inscrições para o curso sobre Controle de Parasitos em pequenos Ruminantes. O evento, direcionado a pecuaristas e pequenos produtores, irá apresentar os novos métodos de controle parasitário e identificação através de manejo desenvolvidos pelo IZ, além dos prejuízos ocasionados por infecções parasitárias.

O curso, que abordará entre outros temas o controle de endoparasitos, avaliação corporal, o método famacha de avaliação da mucosa ocular, será realizado no próximo dia 21 de setembro e tem o número de vagas limitado.

Segundo a pesquisadora Cecília José Veríssimo, coordenadora do curso, os participantes terão ainda a oportunidade de visitar a Unidade de Ovinos do Instituto e verificar o sistema de controle das endoparasitoses por meio do manejo. “A procura por informações relacionadas à identificação e ao tratamento de animais com a infecção parasitária é muito grande. A troca de informações e a instrução sobre o controle de parasitas pode poupar o produtor de prejuízos e ajudá-lo na manutenção de seu rebanho”, afirma.

Desafios

Para Cecília José Veríssimo, um dos grandes desafios no combate às infecções parasitárias é a resistência dos hospedeiros, ocasionada pelo uso excessivo de drogas antiparasitárias e vermífugos. “A utilização freqüente destas substâncias faz com que o parasita se torne tolerante aos compostos e, no caso de reaparecimento, o produtor se vê obrigado a utilizar uma quantidade maior da droga”, ressalta a pesquisadora lembrando sobre a necessidade de difusão dos métodos alternativos, como a inclusão de complexos vitamínicos na alimentação dos animais e o manejo adequado do rebanho.

Serviço:

Curso sobre Controle de Parasitos em Pequenos Ruminantes
Data: 21 de setembro de 2006
Inscrição: R$ 100,00 (Estudantes pagam R$50,00)
Local: Sede do Instituto de Zootecnia
Endereço: Rua Heitor Penteado, 56 - Nova Odessa/SP


A programação completa está disponível no www.iz.sp.gov.br


Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento

Notícias por Ano