COGUMELOS: CURSO PARA APRIMORAR PROCESSOS, DESENVOLVER PRODUTOS E ESTIMULAR CONSUMO

O Pólo Leste Paulista/APTA, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, realiza no dia 3 de outubro a partir das 8 horas, em Monte Alegre do Sul (SP), o curso “Desidratação de Cogumelos”, que é parte de projeto de treinamento e desenvolvimento dos produtores de cogumelo da região de Pinhalzinho. O curso é patrocinado pela Associação dos Produtores Rurais e Artesãos de Pinhalzinho/SP (APRAPI).

O objetivo é agregar valor e engenharia de alimentos por meio do aprimoramento dos processos atuais, desenvolvimento de novos produtos e estímulo ao consumo de cogumelos, diz o pesquisador Daniel Gomes que é o coordenador do curso. Atualmente, a APRAPI reúne 22 produtores de cogumelos, comercializando cerca de 450 toneladas do produto ao ano, a maior parte vendida como pré-cozidos.

 

No Brasil, nota-se um crescimento no consumo e, em conseqüência, na produção e comercialização de cogumelos, observa Gomes. Este fato se deve à maior divulgação de seu valor nutritivo e medicinal, bem como ao preço mais acessível à população. “O cogumelo é um alimento muito saudável, pouco calórico, possui baixo teor de carboidratos, gordura e colesterol e é rico em vitaminas, fibras e minerais.”

 

A programação do curso é dividida em duas partes: considerações sobre cogumelos e desidratação e aula prática.

 

O projeto tem o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-SP), que desenvolve a organização e associativismo dos produtores, e do restaurante Banana Leaves, que responde pela parte gastronômica.  

 

O curso será realizado na sede do Pólo Leste Paulista – Estrada Nelson Taufic Nacif, Km 3 – Monte Alegre – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3899-1286 ou pelo e-mail daniel.gomes@apta.sp.gov.br.

 

 

Acompanhe a Secretaria de Agricultura:

www.agriculturasp.blogspot.com

www.twitter.com/agriculturasp

www.youtube.com.br/agriculturasp

 

Notícias por Ano

Notícias por Polos