CNPQ INICIA CENSO DOS GRUPOS DE PESQUISA

15/09/2006

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) está iniciando o sétimo censo do Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP). Realizado a cada dois anos, o censo é importante para fazer um levantamento dos Grupos de Pesquisa (GPs) do país.

“Entendemos que o momento para excluir grupos não mais ativos, remodelar, atualizar ou criar novos grupos é agora e, por esta razão, estamos solicitando aos líderes que façam a atualização e a reformulação, se necessária, de seus grupos de pesquisa”, explica Erney Camargo, presidente do CNPq.

Atualmente, a base do DGP conta com 23 mil grupos certificados pelas instituições. Seis mil GPs desse montante estão desatualizados, pois a cada 12 meses sem atualização os grupos perdem a validade.

Os responsáveis pelo envio dos dados e pela certificação dos grupos têm até o dia 30 de novembro para atualizarem seus grupos. A chamada “fotografia” da base corrente será realizada no dia 30 de novembro de 2006. Com ela serão contabilizados, para a realização do censo, todos os grupos certificados pelos dirigentes Institucionais de Pesquisa atualizados nos últimos doze meses.

O processo de coleta e atualização será feito pelo endereço http://dgp.cnpq.br/diretorioc/ . Dúvidas devem ser encaminhadas por meio do site do CNPq, clicando em Fale Conosco, assunto Plataforma Lattes, Diretório dos Grupos de Pesquisa.

O presidente do CNPq, Erney Camargo, está enviando uma carta para instruir e orientar os pesquisadores e dirigentes institucionais sobre o censo 2006.

Leia aqui a carta do Presidente

Fonte: CNPQ

Notícias por Ano

Notícias por Polos