Citros: vistoria constatou cancro em 0,11% nos pomares comerciais

22/06/2005

O resultado do levantamento por amostragem realizado pelo Fundecitrus em São Paulo e sul do Triângulo Mineiro revela que a incidência de cancro cítrico nos pomares comerciais é de 0,11%. Segundo a entidade, o trabalho foi desenvolvido entre maio e junho deste ano, quando cerca de 400 inspetores percorreram os pomares paulistas para vistoriar mais de 6 mil talhões, o equivalente a mais de 9 milhões de plantas. O levantamento é coordenado e analisado pelo estatístico José Carlos Barbosa, do Departamento de Ciências Exatas da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal. O índice de 2005 é menor que o do ano passado, que foi de 0,14%, e o mesmo de 2002.

Na avaliação do Fundecitrus, a redução da ocorrência do cancro cítrico é conseqüência da intensificação da inspeção dos pomares e da erradicação das árvores doentes pela Secretaria Agricultura de São Paulo. "No último ano, além do aumento do número de inspetores de campo - foram mais de 2 mil em 2004; em 2003, eram 1,7 mil - o Fundecitrus manteve os esforços de inspeção nos pomares não comerciais da zona rural e nos quintais das áreas urbanas. Dessa forma, foram eliminadas muitas árvores que poderiam servir de fonte de contaminação para propriedades comerciais."

A situação dos pomares comerciais melhorou, mas ainda preocupa, principalmente por haver ainda muitos focos em pomares não comerciais da zona rural e quintais da zona urbana, principalmente nas regiões Oeste e Noroeste. Em 2004, nessas regiões, foram encontradas 6 mil plantas com cancro cítrico nos quintais e mais de 16 mil árvores contaminadas na zona urbana. O Fundecitrus observa que nas inspeções dos pomares comerciais deste ano, foram encontrados sete casos novos de cancro cítrico. Desse total, cinco focos (71,4%) foram identificados na região Noroeste do Estado de São Paulo, que representa 9,4% da plantas do parque citrícola. Os outros dois focos foram na região Central. Nas regiões Oeste, Norte e Sul nenhum foco de cancro cítrico foi encontrado em pomares comerciais.
Venilson Ferreira

Agropauta

Notícias por Ano

Notícias por Polos