CENTRO NORTE PAULISTA PROMOVE II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL FOCADO EM BACIA HIDROGRÁFICA

O II Encontro de Educação Ambiental na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande será realizado, no dia 22 de outubro de 2010 (sexta feira), em Pindorama (SP). O evento é uma atividade de difusão do projeto "Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação", desenvolvido pelo Pólo Centro Norte/Apta, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande (CBH-TG) – URGH 15, Diretorias de Ensino Regionais do Interior (DER/SEE) e Secretarias Municipais de Educação. O projeto, coordenado pelo pesquisador e diretor do Polo Regional, Antonio Lucio Mello Martins, recebe apoio financeiro do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

O encontro tem o objetivo de divulgar os resultados do projeto e discutir os avanços da educação ambiental  e a gestão dos recursos hídricos por todos os educadores e técnicos que atuam na Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo Grande. Além disso, busca articular a integração de ações educativas de outros comitês de Bacias Hidrográficas e outras instituições parceiras, visando à sustentabilidade do desenvolvimento regional, com proteção de corpos de água e florestas da região.  A idéia é ter melhor gestão dos recursos naturais da região noroeste do Estado de São Paulo, com enfoque na melhoria da qualidade hídrica da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande na gestão ambiental dos municípios, explica Martins.

Capacitação - Este ano, um grupo de 50 educadores de 15 municípios da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo e Grande já foi capacitado em educação ambiental pelo projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação” A Bacia Hidrográfica é formada pelos municípios Agulhas, Ariranha, Candido Rodrigues, Catiguá, Cedral, Elisiário, Embauba, Fernando Prestes, Guapiaçu, Vista Alegre do Alto, Urupês, Paraiso, Pirangi, Pindorama, Santa Adélia e Tabapuã.

O projeto permite que se utilize a pesquisa de monitoramento do uso e ocupação do solo e da água para despertar o interesse do educador no planejamento para ocupação da Bacia Hidrográfica. Dessa forma, viabiliza-se o trabalho pedagógico, utilizando-se como área de estudo uma microbacia situada em órgão de pesquisa, as práticas conservacionistas e atividades de aprendizado no programa de educação ambiental.

Atualmente, o Pólo Centro Norte/Apta é considerado referência de prática conservacionista do solo e centro de capacitação de educadores. Com área de 120 hectares de remanescente florestal, classificada como Reserva Biológica e apresentando em seus limites a bacia hidrográfica do Córrego Olaria (extensão 11 km2), constitui um patrimônio natural importante para a região noroeste do Estado de São Paulo.

O tema meio ambiente sempre esteve em evidência nas atividades e inovações técnicas do Pólo Centro Norte/Apta, antiga Estação Experimental de Pindorama. Há registros de visita monitorada desde a década de 1940, com participação da comunidade em geral (produtores, alunos e instituições pedagógicas).

Em 2005, teve início o projeto de educação ambiental direta “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação”, com visitas monitoradas ao campo. Em contrapartida, foi adotada prática didática inovadora na região, que utiliza o espaço de um órgão de pesquisa para fomentar conceitos de conservação do solo, uso e ocupação do solo e da água através do reconhecimento de bacia hidrográfica, conceitos esses aplicados em sala de aula com a utilização da interdisciplinaridade. Além dessas atividades, foi oferecido a um grupo de 50 educadores um curso de capacitação com carga horária de 192 horas.

Nos anos de 2007 a 2009, foi formado por 11 municípios da região noroeste do Estado de São Paulo o primeiro grupo para despertar a conscientização do solo como recurso natural essencial à vida. Este grupo elaborou vários projetos pedagógicos em rede escolar que deram continuidade às atividades de capacitação com os conceitos técnicos.

Resultados – O projeto “Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação”, FEHIDRO TG350/2009, recebeu, em quatro anos consecutivos, 14.500 alunos em visitas monitoradas e aproximadamente 460 educadores provenientes de 35 municípios do CBH-TG e também de outros comitês. Em 2008 e 2009, o projeto recebeu o prêmio de melhor prática significativa em educação ambiental em recurso hídricos do comitê organizador do VI e VII Diálogo Interbacias de Educação Ambiental, evento realizado anualmente pelo consórcio de comitês paulistas na cidade de Avaré (SP). Em 2010, destacou-se entre os melhores trabalhos selecionados para apresentação oral no VIII Diálogo. Outro destaque deste ano foi participação no XIX Congresso Mundial de Ciência dos Solos, realizado em agosto na Austrália.

O encontro de educação ambiental será realizado na sede do Pólo Centro Norte (antiga Estação Experimental de Pindorama) - Rod. Washington Luiz, Km 372 - Pindorama – SP. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone/fax (17) 3572-1592/2208.

Acesse nossa Galeria de Fotos

 

 

 

 

(Texto elaborado pela Assessoria de Comunicação da Apta) 
Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 5067-0069 – www.agricultura.sp.gov.br
Euzi Dognani/Adriana Rota/ Nara Guimarães


Assessoria de Comunicação da Apta
José Venâncio de Resende
Tel.: (11) 5067-0424
Acompanhe a Secretaria:

www.agricultura.sp.gov.br
www.agriculturasp.blogspot.com
www.twitter.com/agriculturasp
www.flickr.com/agriculturasp
www.youtube.com.br/agriculturasp
www.facebook.com
www.delicious.com/agriculturasp

Notícias por Ano

Notícias por Polos