CATI E POLO REGIONAL CENTRO OESTE (APTA) LANÇAM MANUAL TÉCNICO DE GOIABA – DO PLANTIO À COMERCIALIZAÇÃO

Publicação contou com o apoio efetivo do produtor rural para ser lançada.

Graças ao esforço conjunto de diversas instituições de pesquisa e ensino, juntamente com Conselhos Municipais e Regionais de Desenvolvimento Rural e da participação efetiva dos produtores rurais, foi possível ser produzido e lançado o “Manual Técnico de Goiaba – do plantio à comercialização”. Segundo o coordenador da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati), José Luiz Fernandes, os produtores apontaram através dos conselhos as necessidades da cadeia produtiva da fruticultura, em especial a cultura da goiaba, o que possibilitou que a Cati, o Polo Regional Centro Oeste Paulista, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), Unesp, Esalq/USP e Universidade do Sagrado Coração (USC) lançassem o manual com o objetivo de levar conhecimento para o agricultor produzir com qualidade e obter maiores lucros. “Manual Técnico de Goiaba: do plantio à comercialização” foi lançado pela Cati durante a Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural (Agrifam), em 6 de agosto.

revista-goiaba A publicação abrande todas as questões relacionadas ao cultivo da goiaba e aborda tópicos que vão da biologia floral, propagação vegetativa e as principais variedades a temas específicos, como controle de nematóides, principais doenças, podas, irrigação, colheita e pós-colheita e processamento. O manual fornece ainda um panorama das variedades de mesa no maior atacadista do Estado de São Paulo, a Ceagesp.

De acordo com o professor da Unesp de Bauru e um dos autores do manual, Aloísio Costa Sampaio, a iniciativa conjunta possibilita a transferência do conhecimento obtido pelas instituições de pesquisa para o produtor rural. O professor disse acreditar na Cati como um veículo de extensão rural na transferência de tecnologia aos agricultores. “Começamos com o maracujá e a próxima publicação será sobre o abacaxi. Nosso objetivo é levar aos pequenos agricultores as ações desenvolvidas pelas instituições de pesquisa, visando sempre à qualidade na produção do campo”, afirma.

O Manual Técnico sobre cultura da Goiaba pode ser adquirido através do site http://www.cati.sp.gov.br, ou solicitado nas Casas da Agricultura, distribuídas na maioria dos municípios paulistas.

Veja o texto na integra

Assessoria de Comunicação da APTA