BALANÇO DO I AQUISHOW E II SEMINÁRIO DE PISCICULTURA DO NOROESTE PAULISTA

Nos dias 8 a 10 de outubro, aconteceu em Santa Fé do Sul (SP) o I aquishow do noroeste paulista e o II seminário de piscicultura do noroeste paulista, mais um evento ligado à aquicultura e pesca.

Realizado pela prefeitura municipal de Santa Fé do Sul e pelo Consórcio Intermunicipal para Desenvolvimento Sustentável da Piscicultura (CIMDESPI), o evento contou com vários parceiros, entre estes a APTA (Pólo Regional Noroeste Paulista e Instituto de Pesca). Oito pesquisadores dessas instituições participaram de mesas redondas e proferiram palestras em suas respectivas áreas.

Houve uma participação muito representativa da região, que é propícia para o desenvolvimento da piscicultura devido ao uso dos reservatórios das usinas hidrelétricas localizados na região dos grandes lagos (Rio Paraná, Rio Tietê, Rio Grande).

De acordo com a programação, as palestras abordaram diferentes assuntos, como linhas de crédito e fomento para a pesca e aqüicultura pelo Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP); potencial da Região Noroeste Paulista para a piscicultura; piscicultura em escala industrial; produção de juvenis de tilápias em viveiros escavados; viabilidade econômica da piscicultura; dificuldades econômicas da piscicultura; mercado para piscicultura; custo de produção; qualidade do pescado e comercialização.

Também foi apresentado um exemplo de sucesso de projetos de piscicultura na região, como a instalação de duas Unidades Demonstrativas de Piscicultura em Tanques-rede, no período de 2006-2008, pelo CIMDESPI, em convênio com a Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, hoje Ministério de Pesca e Aquicultura. Esse projeto teve apoio e participação da APTA (Instituto de Pesca e Pólo Noroeste Paulista), UNESP (Campi Ilha Solteira e Jaboticabal), SEBRAE e Prefeituras dos Municípios ligadas ao Consórcio. Com o fim do projeto, foi fundada uma cooperativa reunindo os participantes que ainda hoje encontram grandes desafios pela frente.

Durante o evento, foram, também, discutidas estratégias para desenvolvimentos de projetos em políticas públicas para o fortalecimento da cadeia produtiva da piscicultura na região.

O evento foi muito bem quisto pelos órgãos de representação pública, como Prefeituras, Secretarias de Estado e o Mistério da Pesca e Aquicultura, atendendo as expectativas e demandas regionais. O II aquishow ficou marcado para setembro do próximo ano, com o compromisso de superar as falhas deste primeiro e, ainda, trazer uma rodada de negócios.

Adelina Azevedo Botelho

Pesquisadora Científica – Economia Rural