ARTIGO PUBLICADO POR PESQUISADORES DA UNESP E APTA SOBRE : CUSTO DA COLHEITA MECANIZADA NA CANA-DE-AÇUCAR É DESTAQUE NA REVISTA AGRIWORLD

colheitacana2

Na Revista AGRIWORLD, ano 3, no 7, p. 52-57, 2012, foi publicado na seção “Tecnologia Agrícola” o artigo intitulado “Custos da colheita mecanizada na cana-de-açúcar”, elaborado por Maura Seiko Tsutsui Esperanci (FCA/UNESP), Fernando Bergantini Miguel (APTA/ Pólo Regional Alta Mogiana) e Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto (APTA/ Pólo Regional Centro Oeste - UPD Marília). O trabalho foi destaque na capa da edição por disponibilizar dados inéditos referente ao custo das atividades de corte, carregamento e transporte (CCT) da cana-de-açúcar. O texto enfatiza que o impacto do CCT sobre os custos totais operacionais da cana-de-açúcar são bastante significativos. Estudos têm mostrado que o custo da colheita mecanizada varia e R$ 17,92 a 24,55, por tonelada colhida, nas diferentes regiões do Estado de São Paulo, o que representa de 30 a 60% do custo final da produção da cana-de-açúcar posto na usina. Sendo assim, qualquer economia de custo nesta operação pode gerar retornos significativos para o empreendedor rural.
O artigo apresenta, ainda, a estimativa dos custos fixos da colhedora, trator, e transbordo; o impacto sobre o custo da colheita em relação ao rendimento por área e o custo médio da colheita mecanizada em diversas regiões do Estado de São Paulo.

O trabalho completo encontra-se disponível na revista AgriWorld(
Ano 3 No 7 2012), informações no site da revista: http://agriworld-revista.com

Dados sobre os autores:

Maura Seiko Tsutsui Esperancini - Possui graduação em Engenharia Agronômica (1986) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), mestrado em Economia Agrária (1991) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (ESALQ/USP), doutorado em Economia, área de concentração Teoria Econômica (1999) pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA/USP) e livre docência (2006) pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista (FCA/UNESP). Atualmente é Professora Adjunta da Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista. Tem experiência na área de economia, com ênfase em economia agrária, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento rural, e análise econômica de sistemas produtivos agrícolas.

Fernando Bergantini Miguel - Possui graduação em Administração de Empresas pelo Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro (1993). Atualmente esta cursando doutorado em Agronomia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCA/UNESP). Possui mestrado em Agronomia (FCA/UNESP). Participou do curso de MBA (Master Business Administration) em gestão de negócios em agribusiness (2005). É pesquisador científico da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Pólo Regional Alta Mogiana. Tem experiência na área de administração, com ênfase em administração rural, atuando principalmente nos seguintes temas: economia rural, custos de produção, aplicação de tecnologias, desenvolvimento regional, agregação de valor, mercado, cadeias produtivas e cooperativismo/associativismo.

Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto - Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade de Marília (1995), graduação em Direito pela Fundação Eurípides Soares da Rocha (1994) e Mestrado pela FCA/UNESP. Atualmente esta cursando doutorado em Agronomia (FCA/UNESP). É Pesquisadora Científica da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios, Pólo Regional Centro Oeste, Unidade de Pesquisa de Marília (UPD Marília). Tem experiência em economia rural, atuando principalmente nos seguintes temas: custo produção; rentabilidade econômica e energética das atividades agropecuárias; viabilidade de projetos voltados para o agronegócio e comercialização agrícola.