APTA REGIONAL: X CURSO DE BRUCELOSE, TUBERCULOSE E EET SERÁ REALIZADO NO PÓLO REGIONAL DA ALTA SOROCABANA

04/05/2006

Durante a semana de 15 a 19 de maio, o Pólo Regional da Alta Sorocabana, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza a 10ª edição do Curso de Treinamento de Brucelose, Tuberculose e EET. O curso, que acontece em Presidente Prudente, tem 20 vagas, e é destinado a médicos veterinários. As inscrições podem ser feitas pelos telefones (18) 3222-8688 / 3222-0732 / 3222-4859.

O objetivo do curso é padronizar as técnicas de controle e erradicação dessas doenças, através de capacitação e padronização de condutas desses médicos, baseadas em padrões de organizações internacionais.

Além do tratamento dessas doenças, o curso pretende treiná-los no reconhecimento e coleta de material adequado para diagnosticar as EETs na qual se inclui outra enfermidade conhecida como a “Doença da Vaca Louca”.

O curso atende a uma exigência do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT), na qual os médicos veterinários precisam fazê-lo para se habilitar e exercer ações de controle dessas enfermidades. O PNCEBT foi instituído em 2001 pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) com o objetivo de diminuir o impacto negativo dessas zoonoses na saúde comunitária e de promover a competitividade da pecuária nacional.

Para executar as atividades de diagnóstico a campo e participar do programa de certificação de propriedades livres ou monitoradas, o MAPA só habilita médicos veterinários que tenham sido aprovados em curso de treinamento em métodos de diagnóstico e controle de brucelose e tuberculose, previamente reconhecido por esse ministério. Esses cursos são ministrados em instituições de ensino ou pesquisa de todo o país com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos profissionais que vão atuar no Programa e, sobretudo, de padronizar as ações sanitárias.

Serviço:

“X Curso de Treinamento de Brucelose, Tuberculose e EET”

De 15 a 19 de maio – segunda à sexta-feira – 8 horas

Pólo Regional da Alta Sorocabana

Laboratório de Sanidade Animal - Unidade de Pesquisa de Presidente Prudente
Rodovia Raposo Tavares, Km 563 (Dentro do Recinto de Exposições) - Presidente Prudente

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br