APTA REGIONAL: SEGURANÇA ALIMENTAR É TEMA DE PALESTRA NO PÓLO REGIONAL DO VALE DO PARAÍBA

21/11/2006

O Pólo Regional do Vale do Paraíba, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, apresenta na próxima quarta-feira, dia 22, a palestra “A importância do sistema de produção agropecuária para a garantia da segurança do alimento”, atividade que faz parte do 1° Ciclo de Palestras do Pólo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Vale do Paraíba, que está acontecendo uma vez por mês na sede da unidade, em Pindamonhangaba.

A palestra será ministrada pela pesquisadora científica do Pólo Regional, Renata Galhardo Borguini, que atua na área de Agregação de Valor e Engenharia de Alimentos. Segundo Renata,  a segurança do alimento pode ser entendida como a aquisição pelo consumidor de alimento de boa qualidade, livre de contaminantes (perigos) de natureza química, física, biológica ou qualquer substância que possa acarretar problemas à saúde.

Entre os assuntos discutidos na palestra está o consumo de alimentos contaminados por perigos biológicos (bactérias, vírus, parasitos e fungos) e que podem causar as doenças transmitidas por alimentos (DTA), como controlar esses perigos, e as dicas para ferramentas de segurança e qualidade, tais como: Boas Práticas Agrícolas (BPA), Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

O evento é voltado para os pesquisadores científicos e funcionários do Pólo Regional do Vale do Paraíba.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista