APTA REGIONAL: SECRETÁRIO DUARTE NOGUEIRA LANÇA PROJETOS NO DIA DO AGRICULTOR

01/08/2005

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, estiveram na CATI na última semana para comemorar o Dia do Agricultor. O secretário aproveitou a data para fazer um balanço dos projetos da Secretaria em 2004 e para lançar alguns programas, entre eles o Infoseca, no qual o agricultor poderá consultar as condições do tempo e dicas sobre o plantio de cada cultura em regiões específicas do Estado de São Paulo. Duarte Nogueira também falou sobre a contratação de 171 novos pesquisadores para os Pólos Regionais, que irão atuar em 15 regiões do estado paulista.

Os novos pesquisadores tomaram posse em junho deste ano e irão dar um aporte a mais para a área da pesquisa científica em todo o Estado. O decreto que autorizou a contratação dos novos pesquisadores foi assinado em maio deste ano pelo Governador Geraldo Alckmin e o secretário Duarte Nogueira, durante a Agrishow 2005.

O programa Infoseca foi desenvolvido pelo Instituto Agronômico (IAC), que pertence a APTA, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento. O objetivo do Infoseca é viabilizar o acompanhamento sistemático da evolução das condições de seca no Estado, e propor medidas que possam atenuar as situações extremas, como seca, ou muita chuva. Todas essas facilidades estarão disponíveis em tempo real e irão ajudar o dia-a-dia do produtor rural

Duarte Nogueira também apresentou os números do Programa de Incentivos ao Manejo, Conservação e Recuperação de Recursos Naturais, que até 2007 receberá um investimento total de R$ 144 milhões e 550 família serão atendidas, totalizando mais de 3,5 milhões de hectares em todo o estado.

Também foi lançado durante as comemorações do Dia do Agricultor o Projeto Estadual de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural para o ano agrícola que se inicia. Pioneiro no País, o programa entra em seu terceiro ano de funcionamento atendendo 19 culturas. "Começamos em 2003 com projeto-piloto em cinco culturas. No ciclo passado, cerca de mil produtores se utilizaram deste importante instrumento de proteção agrícola com a subvenção de 50% do valor do prêmio garantido pelo Projeto", afirma o secretário Duarte Nogueira. Pelo Projeto, o Governo do Estado banca a metade do valor pago pelo produtor para segurar a sua safra.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br