APTA REGIONAL: SECRETÁRIO DA AGRICULTURA, DUARTE NOGUEIRA, PARTICIPA DE EVENTO SOBRE SILVICULTURA

09/05/2005

O secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Dep. Estadual Duarte Nogueira, participa nesta quarta-feira, 11, do I Fórum de Silvicultura – Agricultura e Pecuária para o Desenvolvimento Sustentável. O evento acontece no Pólo Regional do Sudoeste Paulista – Apta Regional, em Capão Bonito, e discutirá os avanços a manutenção racional das florestas e a integração com a agricultura e pecuária.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas no dia o fórum e podem participar empresários, produtores rurais, agricultores, estudantes, engenheiros agrônomos. O evento será durante todo dia e estão programadas palestras sobre o assunto, apresentações de dados sobre silvicultura e mercado econômico.

Silvicultura é a ciência que se ocupa do cuidado, aproveitamento e manutenção racional das florestas, em função do interesse ecológico, científico, econômico e social. O objetivo principal da silvicultura é cultivar povoamentos florestais que satisfaçam as necessidades do mercado e produzam riqueza, garantidas a continuidade e a boa qualidade de produção.

Segundo o site da Sociedade Brasileira de Silvicultura (www.sbs.com.br) em 2001 havia 4.805.930 hectares em área plantada de silvicultura em todo o Brasil. No Estado de São Paulo eram 776.160 hectares. O estado com maior área era Minas Gerais, com 1.678.700 hectares.

Recentemente o Pólo Regional do Sudoeste Paulista passou a interessar-se pelo tema de silvicultura que é um assunto que envolve a economia da região onde o pólo está situado. É evidente o grande potencial regional na área de reflorestamento com pinus (madeira e resina) e eucalipto. As floradas destas espécies e as matas naturais favorecem também à exploração da apicultura.

A silvicultura brasileira pode ser considerada uma das mais ricas em todo o planeta, tendo em vista a biodiversidade encontrada, as variações dos fatores edafo-climáticos e a boa adaptação de materiais genéticos introduzidos.

A realização do I Fórum de Silvicultura – Agricultura e Pecuária para o Desenvolvimento Sustentável no Pólo Regional do Sudoeste Paulista é o primeiro contato sobre o tema com a sociedade regional que já desperta interesses para o desenvolvimento na região. Essa é uma das funções dos Pólos Regionais da Apta Regional, que é gerar e transferir conhecimento científico e tecnológico para a eficácia, a competitividade e a sustentabilidade do agronegócio regional.