APTA REGIONAL: RECURSOS HÍDRICOS É TEMA DE PROJETO NO PÓLO REGIONAL DO CENTRO NORTE

04/07/2005

A partir do próximo mês os estudantes das escolas municipais e estaduais de seis municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal do Rio São Domingos (Santa Adélia, Pindorama, Catanduva, Uchôa, Tabapuã e Catiguá) poderão participar de um trabalho de educação ambiental voltado para a questão dos recursos hídricos. O projeto "Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação" foi lançado oficialmente na quinta-feira, dia 30, na Sede do Pólo Regional do Centro Norte, em Pindorama.

Cerca de 70 pessoas acompanharam o evento que contou com a participação de pesquisadores do Instituto de Pesca (APTA), estudantes, professores e autoridades. As primeiras atividades do projeto começam no segundo semestre deste ano com aulas teóricas e visitas à fazenda, onde os alunos vão conhecer os trabalhos que são desenvolvidos no local e voltados para a preservação do meio ambiente.

"O projeto vai difundir as atividades do Pólo Regional do Centro Norte junto a comunidade tornando-se também uma referência regional quanto a educação ambiental", explicou o coordenador do projeto e diretor do Pólo Regional do Centro Norte, Antoio Lucio de Mello Martins.

Este é o segundo ano em que são realizadas as atividades sobre educação ambiental. Em 2003/2004 foram 150 visitas com turmas de 40 alunos cada. Após a visita na Sede do Pólo Regional, os conceitos eram revistos em sala de aula pelos professores através de atividades interdisciplinares. Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos retornavam aos monitores que faziam a avaliação e com isso puderam mensurar a aplicação dos conceitos e dar continuidade ao projeto.

O projeto tem duração de um ano e conta com o apoio do Fehidro (Fundo Nacional de Recursos Hídricos) e da FUNDEPAG (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa Agropecuária).

O Pólo Regional do Centro Norte é um órgão da APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A Sede do Pólo Regional possui 532 hectares e pesquisas com diversas culturas, como pupunha, milho, soja e amendoim.

Para agendar a visita entre em contato pelo telefone (17) 3572-2208 e 3572-1592 ou pelo email polocentronorte@aptaregional.sp.gov.br