APTA REGIONAL PROMOVE I SIMPÓSIO DE OVINOCULTURA DO SUL PAULISTA

O I Simpósio de Ovinocultura do Sul Paulista será realizado no dia 27 de abril, das 9 horas ao meio dia, junto com a 42ª Expoagro de Itapetininga (SP). O evento é realizado pela Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itapetininga (UPD/Polo Sudoeste Paulista/APTA Regional) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, com o apoio de Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI/SAA), Sindicato Rural, Núcleo Sul Paulista de Ovinos, Sebrae e Fapesp.   

 

O objetivo do simpósio é divulgar o conhecimento sobre ovinos para os criadores da região e debater os principais problemas do setor, dizem os seus coordenadores. O público alvo são os produtores da região, técnicos da extensão rural, alunos de escolas técnicas e de graduações em ciências agrárias.

 

A criação de ovinos na Região Sul paulista, assim como em todo o Estado, cresceu nos últimos anos, devido à grande procura do consumidor pela carne de cordeiro, ao alto valor da carne e ao giro rápido do capital que esta espécie proporciona. Portanto, é uma boa alternativa para aumentar a renda na propriedade. De acordo com o censo agropecuário LUPA (2007/2008), da SAA, o Estado de São Paulo possui cerca de 507,7 mil cabeças de ovinos. As maiores concentrações estariam nas regiões de São José do Rio Preto (31,3 mil cabeças), Avaré (13,9 mil cabeças), Sorocaba (11,5 mil cabeças), Itapetininga (10,9 mil cabeças), Itapeva (9,4 mil cabeças) e Registro (3,4 mil cabeças).

 

O crescimento da ovinocultura é muito expressivo na região, o que pode ser percebido através da formação de núcleos de criadores, como é o caso do de Itapetininga. No entanto, os produtores da região não têm tradição de criar cordeiros e sentem algumas dificuldades, principalmente em relação à pastagem, nutrição, verminose, a melhor raça e seus cruzamentos e o mercado consumidor.

 

Por isso, os produtores procuram o Pólo Regional Sudoeste Paulista, em busca dessas informações. Com base nas dúvidas mais freqüentes, foi elaborada a programação do evento, com a finalidade de transferir conhecimentos aos produtores e interessados e, assim, ajudar para que a criação de ovinos no Estado seja cada vez mais sólida. Também pretende aumentar e atualizar o conhecimento de técnicos agrícolas, profissionais da área (zootecnistas, engenheiros agrônomos e médicos veterinários) e estudantes.

 

Os palestrantes, com alto grau de conhecimento, são oriundos da Unimar-Marília, Associação Paulista dos Criadores de Ovinos (ASPACO) e do Frigorífico Cowpig.

 

O simpósio será realizado no parque de exposições de Itapetininga. Outras informações podem ser obtidas na UPD de Itapetininga pelos telefones (15) 3392-4647 e 3272-4354 ou pelos e-mails cristina@apta.sp.gov.br e upditapetininga@apta.sp.gov.br

 

Link programação completa do evento:

http://www.apta.sp.gov.br/cursos_eventos1.php?id=1320

 

Assessoria de Comunicação da APTA

José Venâncio de Resende

(11) 5067-0424

Notícias por Ano