APTA REGIONAL: PROJETOS SOBRE TOMBAMENTO DE CANA-DE-AÇÚCAR É APRESENTADO EM CONGRESSO

12/09/2005

A edição deste ano do X Congresso Brasileira de Fisiologia Vegetal (CBFV) e XII Congresso Latino-Americano de Fisiologia Vegetal (CLAFV), que acontece de 11 a 16 de setembro, em Recife, contará com a participação do pesquisador científico e diretor do Pólo Regional do Centro Oeste, Marcelo de Almeida Silva. Com três trabalhos que se referem ao tombamento de cana-de-açúcar, o profissional será o único pesquisador da Apta Regional que participará do evento.

Os projetos são originados de um projeto financiado pela Fapesp e que também foi tema de uma dissertação de Mestrado na IAC da aluna Samira Domingues Carlin, que apresenta os trabalhos em parceria com o pesquisador da Apta Regional.

"Atualmente a cana-de-açúcar é uma das principais culturas agrícolas do Brasil, constituindo-se como base de três importantes agroindústrias: açúcar, álcool e aguardente. Um fator de grande importância que deve ser levado em consideração, devido aos danos causados à cultura, é o tombamento das plantas. Os parâmetros biométricos diâmetro, comprimento de colmos, número de colmos por área e a densidade dos colmos permitem a estimativa de produtividade agrícola. Com o objetivo de obter resultados sobre o impacto do tombamento nos atributos biométricos de duas variedades de cana-de-açúcar foi desenvolvido o presente trabalho. O experimento foi instalado e conduzido na UPD de Jaú (SP), da APTA Regional Centro Oeste, na safra 2003/04."

Congresso
O último CBFV ocorreu em Atibaia, interior de São Paulo, em setembro de 2003, com a presença de cerca de 700 participantes e mais de 800 trabalhos científicos foram apresentados. Em outubro de 2002, Punta del Este (Uruguai) sediou o XI CLAFV, contando com 355 trabalhos científicos.

Quem quiser mais informações sobre os trabalhos do pesquisador científico Marcelo de Almeida Silva pode entrar em contato pelo email marcelosilva@aptaregional.com.br

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br