APTA REGIONAL: PROJETO AMBIENTAL VISA RECUPERAR REPRESAS DA REGIÃO DE VOTUPORANGA

29/05/2006

Os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Noroeste Paulista, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, implantaram o “Projeto de Recomposição Vegetal” para recuperar a represa que serve a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento, em Votuporanga. Segundo os pesquisadores científicos,nos últimos três anos houve acentuada queda da quantidade de água que abastece a represa e que atende os viveiros escavados, destinados à pesquisa de organismos aquáticos.

O trabalho, destinado à recomposição vegetal da nascente, tem por objetivo aumentar a vazão da água pelo aumento da proteção vegetal, evitando assoreamento da nascente. Com isso, favorecerá a condução dos experimentos em aqüicultura em tanque-rede e viveiros escavados, e poderá atender a demanda dos produtores da região sobre o tema.

A introdução de exemplares de árvores nativas vindos de outras regiões também contribuirá para o aumento da variabilidade genética e, conseqüentemente, do “pool gênico” disponível à reprodução das espécies que ocorrem naturalmente na região. Por outro lado, o aumento qualitativo e quantitativo de árvores tende a sustentar uma maior diversidade da fauna no local.

Para fazer o reflorestamento, os pesquisadores científicos fizeram uma parceria com a ONG Flora Tietê, que fez a doação de mudas para a recuperação da área de 1,7 hectares. Além da questão da preservação do meio ambiente, o plantio das mudas poderá oferecer aos produtores um banco de sementes para utilizar em suas propriedades.

O plantio das quatro mil mudas de 60 espécies de árvores nativas foi feito em março deste ano com a colaboração de alunos do Colégio Técnico Agrícola de Votuporanga, além dos funcionários da unidade. Os resultados do projeto de recuperação das represas só poderão ser observados após 3 anos do plantio das árvores. De acordo com o pesquisador científico, Sergio Schalch, as árvores estão em fase de desenvolvimento, e ainda precisam de cuidados especiais.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br