APTA REGIONAL: PROFESSORES PARTICIPAM DE TREINAMENTO SOBRE PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO PÓLO REGIONAL DO CENTRO NORTE

15/09/2005

A primeira edição do "Treinamento para Educadores no Projeto Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação", que será realizado dia 23 de setembro, no Pólo Regional do Centro Norte, em Pindorama, é destinado aos professores do ensino fundamental e médio dos municípios que compõem a bacia hidrográfica do Rio Turvo Grande. O curso faz parte do Projeto de Educação Ambiental "Bacia Hidrográfica: Um Instrumento na Educação", que foi lançado em junho deste ano.

O objetivo do treinamento é preparar os professores que participam do projeto para que eles possam levar os estudantes aos principais conceitos sobre educação ambiental e possam auxiliá-los durante as visitas monitoradas ao Pólo Regional do Centro Norte.

Ao todo serão 12 eventos durante um ano de projeto. Este treinamento está dividido em duas partes - teórica e prática. Nas apresentações teóricas serão abordados dois temas. Um se refere as Origens do Planeta Terra, Formação do Relevo, e Formação dos Solos.

A segunda parte teórica será sobre "Ecologia Básica", sobre os "Biomas Brasileiros" e sobre "Degradação do Ambiente". As informações passadas na teoria serão reforçadas na aula prática, onde serão trabalhados os conceitos de "Caracterização de Solos", de "Cadeias Tróficas" e de "Florestas Nativas".

Nos próximos eventos serão abordados temas relacionados à Educação Ambiental, Recursos Hídricos e Reconhecimento da Bacia Hidrográfica, para que os professores possam se preparar da melhor forma para atingir o objetivo do projeto, que é formar a educação ambiental nos alunos.

Programa:
23/09/2005
8 horas –
8h30 – Abertura
Dr. Antonio Lucio Mello Martins – Diretor do Pólo Regional Centro Norte
8h50 - Aula Teórica
"Formação do Planeta, do Relevo e dos Solos"
Dr. Luís Cláudio Paterno Silveira – Pesquisador do Pólo Regional Centro Norte
10h30 –
Intervalo
10h45 - Aula Teórica
"Ecologia Básica"