APTA REGIONAL: PRODUTORES PARTICIPAM DE PALESTRA SOBRE CONTROLE DE PRAGAS

09/02/2006

Um tipo de parasita denominado nematóides é o tema da palestra que acontece dias 17 e 18/02, no município de Piacatu que integra o Pólo Regional do Extremo Oeste, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. A reunião técnica intitulada "Nematóide - Manejo e Controle" tem como objetivo principal explorar a experiência dos pesquisadores no combate aos nematóides formadores de galhas, como a praga está distribuída no Estado de São Paulo, os fatores que favorecem a sua disseminação e as medidas alternativas de controle.

 

A palestra – que é a primeira sobre o tema – será ministrada pelo professor e pesquisador da UNESP-Jaboticabal, Dr. Jaime Maia dos Santos, e tem como público alvo produtores rurais, engenheiros agrônomos, estudantes e comunidade em geral. Os participantes também farão uma visita em áreas infestadas por essa praga.

 

Essa praga, que são parasitas causado por Meloidogynes spp., penetra nas raízes de plantas hospedeiras o que afeta a absorção de água e nutrientes, injetando toxinas que resultam no engrossamento das raízes de plantas atacadas. Com isso, as plantas se desenvolvem menos, ocasionando redução da produtividade, e dependendo da suscetibilidade da planta hospedeira, pode levar à morte.

 

Segundo o pesquisador científico do Pólo Regional do Extremo Oeste e organizador do evento Valmir Luiz de Souza, a adoção de medidas de controle como a aplicação de nematicidas é pouco efetiva, cara e muito tóxica. "Buscam-se alternativas no controle deste nematóide como a rotação de cultura por plantas não suscetíveis e controle biológico como a utilização de microorganismo parasita e dentre outras medidas de controle", explicou.

 

Na região do município de Piacatu a prevalência de solos arenosos, altas temperaturas, utilização de irrigação contínua associado ao cultivo consecutivos de quiabo e tomateiro tem favorecido o aumento da população de nematóide formadores de galhas Meloidogyne spp., limitando a produção destas hortaliças em algumas regiões.

 

No Brasil, os nematóides são considerados um dos principais responsáveis pela baixa produtividade em diversas culturas dentre as quais podem ser citadas o tomate, quiabo, berinjela, cenoura, feijão, soja, café, abacaxi e várias outras.

 

Serviço:
Palestra: Nematóide - Manejo e controle
Dias 17, 19h30 (sexta – feira) e 18/02, 8h30 (sábado)
Prefeitura Municipal de Piacatu
Rua Alexandre Fleming, 633

(18) 3693-9300 - Piacatu/SP
updaracatuba@aptaregional.sp.gov.br

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação
comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Notícias por Ano

Notícias por Polos