APTA REGIONAL: PRODUTORES DA REGIÃO DO VALE DO RIBEIRA APRENDEM NOVAS TÉCNICAS PARA GARANTIR A QUALIDADE DO LEITE

12/04/2006

Apresentar alternativas que atendam a demanda dos produtores de leite da região do Vale do Ribeira e que visem uma melhor qualidade no leite e sua cadeia produtiva, são o que os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Vale do Ribeira, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, vão mostrar com o “Dia de Campo – Qualidade do Leite”, que acontece no dia 18 de abril, na cidade de Barra do Turvo.

Na região do Vale do Ribeira existem mais de 400 produtores que durante o evento irão conhecer as técnicas necessárias na ordenha para garantir uma excelente qualidade ao produto final e com isso, aumentar a produção leiteira em suas propriedades.

Segundo o pesquisador científico do Pólo Regional do Vale do Ribeira, Roberto Hauck Reichert, para que ocorra uma boa ordenha e o leite tem uma excelente qualidade, o processo deve durar exatamente cinco minutos e não pode ser interrompido, pois os hormônios que promovem a descida do leite ter pouco tempo de vida. Além disso, a fêmea não pode se assustar, pois corre o risco de contaminar o leite com a liberação de um hormônio prejudicial ao produto final.

Existem dois tipos de ordenha, a manual e a mecânica. Na primeira o leite sai do animal, vai para o balde e depois para um tanque de expansão, onde fica refrigerado e em um processo de circulação, para que mantenha suas propriedades. Já na ordenha mecânica, existe um sistema de sucção que é colocado no animal e o leite é sugado, sendo transportado através de uma tubulação de vácuo, e colocado em uma garrafa.

Um animal saudável produz em média 5 litros de leite por dia, mas há vacas que produzem por dez meses consecutivos, ou seja, 300 dias por ano, e aproximadamente 14 mil quilos de leite. O leite é uma mistura de proteínas, carboidratos, gorduras, sais minerais e água, e é  um alimento altamente perecível e que depende de altos custos para sua conservação depois de produzido.

Serviço:

“Dia de Campo – Qualidade do Leite”

Dia 18 de abril – terça-feira – 8h30

Pólo Regional do Vale do Ribeira