APTA REGIONAL: PRODUÇÃO DE BIODIESEL É TEMA DE CONGRESSO NACIONAL

10/08/2005

O pesquisador científico e diretor do Pólo Regional do Leste Paulista, Joaquim Adelino de Azevedo Filho, participou do 2º Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodisel, que aconteceu no final de julho, em Varginha, MG. Na agenda do evento vários debates sobre projetos, estudos e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento sustentado da produção de oleaginosas, óleos vegetais, gorduras e biodiesel.

Segundo o pesquisador científico, durante o congresso foram discutidos muitas abordagens para o tema central do evento, entre elas a produção de óleo, principalmente da mamona, além de terem sido apontadas outras plantas produtoras de óleo. "Na questão do biodiesel, a tecnologia de produção a partir de óleos vegetais, gordura animal, óleos de fritura para pequena e grande escala, também foi um dos destaques", comentou.

Entre os objetivos do evento está a promoção do intercâmbio de informação e conhecimento entre profissionais de diferentes áreas sobre a produção e utilização de plantas oleaginosas, óleos, gorduras e biodiesel, dentro de uma visão técnica, científica, econômica, social e política.

Esta é a segunda edição do Congresso Brasileiro de Plantas Oleaginosas, Óleos, Gorduras e Biodiesel, promovido pela Universidade Federal de Lavras-UFLA e Prefeitura Municipal de Varginha. No ano passado cerca de 400 profissionais de diversas áreas de conhecimento estiveram reunidos para discutir 85 trabalhos científicos sobre o tema.

Mais informações no site http://www.deg.ufla.br/oleo/Default.php

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br