APTA REGIONAL: PRODUÇÃO DE BANANA PODE SER ALTERNATIVA PARA A REGIÃO DO MÉDIO PARANAPANEMA

31/01/2006

A cultura de banana pode ser uma alternativa para os produtores da região do Médio Paranapanema. Pelo menos é essa a intenção dos pesquisadores científicos do Pólo Regional daquele local, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, e querem despertar os agricultores para essa possibilidade. Para isso os profissionais da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Assis iniciaram pesquisas recentemente sobre o tema.

 

As principais linhas de estudo do projeto de pesquisa desenvolvido pelas pesquisadores Adriana Novais Martins e Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto é avaliação de variedades de banana, manejo e monitoramento da Sigatoka Amarela e Negra, sistemas de irrigação, diagnóstico do perfil sócio-econômico dos produtores, e análise da cadeia produtiva da banana na região do Médio Paranapanema.

 

Outra questão que as pesquisadoras científicas da unidade querem estudar e auxiliar os produtores é sobre o desemprego. Segundo a pesquisadora Adriana Novais Martins a região sofre com problemas de preços dos grãos e da cana-de-açúcar, produtos que são cultivados na região. “Acreditamos em um aumento significativo nas taxas de emprego com essa diversificação das culturas já comuns entre os agricultores”, explicou Adriana.

 

A bananicultura começou a ser praticada na região na década de 90, e as cidades de Avaré, Cândido Mota e Palmital são destaques em produtividade no Estado. Entre as variedades mais cultivadas estão a Maçã Bahia, Caipira, que são variedades do subgrupo Maçã, Willians, Grand Naine, Nanicão Jangada, Nanicão, e IAC 2001, variedades do subgrupo Cavendish.

 

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicação@aptaregional.sp.gov.br

Notícias por Ano

Notícias por Polos