APTA REGIONAL: PROBLEMAS COM CÓRREGO É DISCUTIDO NO PÓLO REGIONAL DO NOROESTE PAULISTA

14/10/2005

Os pesquisadores do Pólo Regional do Noroeste Paulista reuniram-se com produtores rurais, autoridades, e técnicos para discutir a situação do córrego Viradouro, que atravessa os municípios de Votuporanga (cidade sede do Pólo Regional) e Valentim Gentil, e sofre com o assoreamento há anos. O córrego atende cerca de 35 famílias de pequenos produtores que sofrem com o abandono.

O encontro contou com a palestra do pesquisador da Embrapa, Pedro Freitas, que falou sobre “Conservação do Solo e da Água”. Em seguida os participantes promoveram um debate para discutir o assunto.

Um dos objetivos do evento foi conscientizar os participantes da grave situação do córrego e a partir daí propor ações conjuntas entre proprietários, arrendatários, municípios e Estado para a sua recuperação. Uma das propostas da reunião foi incluir a margem esquerda do córrego Viradouro (que pertence ao município de Votuporanga) no Programa Estadual de Microbacias Hidrográficas – CATI. O assunto ainda será discutido novamente. A margem direita, segundo o vice-prefeito de Valentim Gentil, já faz parte do projeto.

comunicação@aptaregional.sp.gov.br