APTA REGIONAL: PRIORIZAÇÃO DOS PROJETOS DE PESQUISA PARA OS NOVOS PESQUISADORES DO PÓLO REGIONAL DO MÉDIO PARANAPANEMA

12/09/2005

Foram realizadas, no mês de agosto de 2005, cinco reuniões para levantamento e priorização das demandas para a elaboração dos projetos de pesquisa dos dez novos pesquisadores da Apta Médio Paranapanema, nas seguintes áreas: Irrigação e Agrometeorologia, Bovinocultura de corte, Ovinocultura, Fruticultura e Cafeicultura e Pisicultura/Aqüicultura. Essas áreas foram escolhidas anteriormente em reuniões de prospecção de demandas, onde se identificou a predominância de pequenas propriedades e culturas anuais (soja, milho safrinha e cereais de inverno) nos solos argilosos e de melhor fertilidade, requerendo a diversificação de atividades para viabilizá-las economicamente. Ao mesmo tempo, verificou-se que a pecuária de corte predomina nos solos arenosos e que esta atividade apresenta problemas de sustentabilidade econômica e ambiental (pastagens degradadas). Estiveram presentes mais de 150 pessoas (cerca de 30 em cada área/atividade), principalmente técnicos, líderes rurais, agricultores e pecuaristas, além dos pesquisadores dos Institutos e da Apta Regional. Através do método da dinâmica de grupos, identificaram-se os principais problemas, dificuldades e gargalos destas áreas/atividades. Os pontos levantados nos grupos foram organizados em conjunto e subdivididos em três setores profissionais: pesquisa, difusão de tecnologias e políticas públicas. Os participantes, exceto os pesquisadores da Apta Regional e Institutos, elegeram, através de voto, o tema prioritário da pesquisa que será desenvolvida pelo (s) novo (s) pesquisador (es) de cada área/atividade.

Foram demandadas três grandes linhas de pesquisas:
- Aproveitamento dos resíduos agroindustriais para alimentação de bovinos, ovinos e peixes;
- Cultura da banana: Estudo da cadeia produtiva (insumos, caracterização sócio econômica da atividade, escoamento da produção e mercado), irrigação,manejo de doenças, cultivares e processamento dos frutos;
- Aqüicultura: Estudo econômico da cadeia produtiva do pescado, incluindo a caracterização sócio-econômica, os insumos utilizados na atividade e a quantidade produzida e sua comercialização; projeto para ordenar/planejar a instalação de
novos projetos de tanque rede em águas públicas (reservatório das usinas hidroelétricas); estudos sobre sistemas de produção em tanques escavados e condições climáticas regionais para entregar peixe na primavera e reduzir a sazonalidade da produção.

Além desses, será desenvolvido projeto específico sobre cultivares e qualidade do café e outro sobre cultivares de soja. Os novos projetos de pesquisa terão participação obrigatória de pesquisadores dos centros de excelência ligados aos Institutos de
Pesquisa, os quais foram convidados para as reuniões de demandas. Ressalte-se que haverá continuidade dos projetos que estão em andamento na região, com destaque para os programas de milho, soja, mandioca, cana-de-açúcar, cereais de inverno (ligados ao Instituto Agronômico – IAC) e piscicultura continental - tanque rede (ligados ao Instituto de Pesca - IP).

PESQUISADORES E PROJETOS DE PESQUISA

Área: Fitotecnia e Exploração Vegetal
Adriana Novais Martins
Bananicultura: Manejo Fitossanitário em variedades (Sigatoka e Mal do Panamá)

Cafeicultura: Cultivar adequada para a região visando produtividade e qualidade da bebida

Angélica Prela
Rede de Agrometeorologia Regional
Irrigação da cultura da banana

Paulo César Reco
Soja: Cultivares e Manejo

Área de Zootecnia e Exploração Animal
Márcia Saladini Vieira Salles
Ovinocultura - Utilização de Suplementos e Resíduos Regionais na Alimentação dos Ovinos

Sarah Figueiredo Martins Bonilha
Bovinocultura - Utilização dos Resíduos Regionais na Alimentação Animal

Área: Aquicultura
Fábio R. Sussel
Nutrição: Identificação e Aproveitamento de Resíduos da Agroindústria para ração

Daercy M. Monteiro de Rezende Ayroza
Tanque e Rede: Ordenamento para instalação de novos projetos

Fernando Sales
Reduzir a sazonalidade da produção: Estudo sobre sistemas de produção e das condições climáticas regionais para entregar peixe na primavera

Área: Agregação de Valor
Jorge Minoru Hashimoto
Processamento da banana

Área: Sócio-Economia
Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto
Análise de mercado e de escoamento das culturas alternativas e diagnóstico do perfil sócio-econômico das propriedades com vistas a implantação da irrigação
Estudo econômico da cadeia produtiva do pescado, incluindo a identificação dos piscicultores, os insumos utilizados na atividade, a quantidade produzida e a comercialização do pescado.

Texto produzido pelo Pólo Regional do Médio Paranapanema
polomedioparanapanema@aptaregional.sp.gov.br