APTA REGIONAL: PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE É TEMA DE EVENTO PROMOVIDO PELO PÓLO DO VALE DO PARAÍBA

18/05/07

O Pólo Regional do Vale do Paraíba, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está promovendo hoje em Pindamonhangaba, o 1º Fórum CPIC (Centro de Práticas Integrativas e complementares), que tem como tema principal o uso de plantas medicinais e fitoterápicas na rede municipal de saúde publica de Pindamonhangaba.

No evento será disposta e discutida a Política Nacional de Práticas Integrativas e Completares no Sistema Único de Saúde - SUS, que consiste na aplicação da Homeopatia, Plantas Medicinais, Fitoterapia e Acupuntura aos tratamentos médicos comuns. Também serão apresentados as diretrizes e serviços que o CPIC está desenvolvendo, desde 2006 na cidade de Pindamonhangaba.

O fórum, destinado aos trabalhadores e usuários da rede municipal de saúde pública de Pindamonhangaba, pretende incentivar a participação do público no processo de construção e implantação das praticas integrativas e complementares na região.

O projeto

A implantação das Práticas Integrativas na saúde pública da região faz parte do projeto “Plantas medicinais e fototerápicas na rede de saúde pública em Pindamonhangaba”, desenvolvido pelo Pólo Regional do Vale do Ribeira em parceria com a Prefeitura de Pindamonhangaba, CATI e Universidade de Taubaté e desde o final do ano passado obteve a aprovação e financiamento do programa de políticas públicas da Fapesp.

O projeto está iniciando a segunda fase de desenvolvimento e busca organizar parcerias, com o intuito de formar equipes para implantar a produção de ervas medicinais com alto controle de qualidade e principio ativo. Estas ervas, na terceira fase do projeto, serão utilizadas nos postos de saúde da região aos quais forem implantadas a política municipal de plantas medicinais e fitoterápicas.

Mais informações sobre o projeto “Plantas medicinais e fototerápicas na rede de saúde pública em Pindamonhangaba” e sobre o “1º Fórum CPIC” pelos telefones (12) 3642-1812 ou (12) 3642-1098.