APTA REGIONAL: PRAGAS E DOENÇAS NA CULTURA DO CAFÉ É TEMA DE ENCONTRO NO PÓLO REGIONAL DO CENTRO LESTE

26/05/2006

 

O Pólo Regional do Centro Leste, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realiza o “VI Encontro sobre pragas e doenças do cafeeiro” em Ribeirão Preto. O evento será dia 01 de junho na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP), e tem como objetivo conhecer o cenário atual da cafeicultura, técnica e economicamente no tocante a fitossanidade (pragas e doenças), com um debate sobre pesquisa e ações futuras na área.

 

Destinado aos engenheiros agrônomos, produtores, consultores técnicos e demais interessados, o encontro acontece em um momento em que houve um aumento das principais pragas do café nas lavouras da região de Ribeirão Preto, grande produtora do produto. Discutir as técnicas que ajudem a controlar essas pragas e aumentar a produção é um dos enfoques do encontro.

 

Segundo o pesquisador científico do Pólo Regional do Centro Leste, José Roberto Scarpellini, a região de Ribeirão Preto é a segunda maior produtora de café do Estado, e com o ataque dessas pragas, a produção de café diminui, causando prejuízos para os produtores. “As principais pragas que atacam a cultura do café são os nematóides e as cigarras. Essas pragas atacam principalmente a raiz, sugam as proteínas, causando o envelhecimento precoce e diminuindo sua produção fazendo-a morrer gradativamente”, explicou.

 

Entre os temas que serão abordados no evento estão o cenário do controle fitossanitário de pragas e doenças da cafeicultura, pragas de solo e a situação atual dos nematóides na cafeicultura, cigarras do cafeeiro, manejo ecológico de pragas e o manejo da cultura do café visando doenças.

 

Em uma das palestras, o pesquisador científico do Instituto de Economia Agrícola (IEA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Celso Vegro, abordará os problemas causados pelas principais cigarras que atacam a cultura do café, a situação no Estado, e os métodos de controle, cultural, biológico e químico.

 

 

Serviço:

“VI Encontro de pragas e doenças no cafeeiro”

Dia 01 de junho de 2006 - quinta-feira - 8 horas.

Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto

Rua João Penteado, 2237 – Jardim São Luiz – Ribeirão Preto

polocentroleste@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Notícias por Ano

Notícias por Polos