APTA REGIONAL: PÓLO REGIONAL REALIZA AÇÕES PARA INTEGRAR NOVOS PESQUISADORES

22/09/2005

O Pólo Regional do Centro Sul, com sede na cidade de Piracicaba, realizou diversas atividades entre agosto e setembro, e entre os objetivos estava a integração dos novos pesquisadores que chegaram ao local recentemente. A unidade recebeu seis novos profissionais que irão atuar nas mais diversas áreas da pesquisa científica.

Em agosto os pesquisadores acompanharam uma comitiva de membros do governo paquistanês interessados em conhecer o processo de produção de álcool e biodiesel. Além das palestras apresentadas pelos pesquisadores Alceu A. Veiga Filho e Raffaella Rossetto os profissionais da unidade de pesquisa também acompanharam a visita da comitiva à Usina Iracema, em Iracemápolis.

Ainda durante o mês de agosto os novos pesquisadores científicos participaram de um workshop que contou com a presença dos profissionais que já atuavam no Pólo Regional do Centro Sul. A reunião aconteceu na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento (UPD) de Tietê. Segundo a diretora do Pólo Regional, a pesquisadora científica Raffaella Rossetto, todos os pesquisadores apresentaram suas linhas de pesquisa e seus trabalhos, com o objetivo de integração e cooperação.

Outra importante ação que contou com a participação de profissionais do Pólo Regional do Centro Sul foi a realização da Semana do Alimento Orgânico, um evento promovido pelo Ministério da Agricultura Pecuário e Abastecimento. Segundo o representante da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Edmilson Ambrosano, que é pesquisador científico na unidade de Piracicaba, o evento foi importante, pois apresentou à população um pouco das atividades que são desenvolvidas no Pólo Regional sobre esse importante assunto.

"Os sistemas orgânicos adotam práticas que contemplam o uso saudável do solo, da água e do ar, de forma a reduzir as formas de contaminação e desperdícios dos recursos naturais, contribuindo para o desenvolvimento rural sustentável. Como resultado desse sistema temos alimentos livre de agrotóxicos, mais saborosos, que se conservam por mais tempo na geladeira", explicou o profissional.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br