APTA REGIONAL: PÓLO REGIONAL DO SUDOESTE PAULISTA VAI DESENVOLVER PESQUISAS NA ÁREA DE PISCICULTURA

04/05/2006

O Pólo Regional do Sudoeste Paulista, um órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, recebeu autorização do Departamento Estadual de Proteção de Recursos Naturais (DEPRN) para fazer a reforma e limpeza dos açudes que ficam na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Capão Bonito. Com a reforma, os pesquisadores poderão iniciar projetos de pesquisas na área de piscicultura e atender a demanda regional sobre o tema.

A reforma nos açudes era necessária e só poderia ser feita com a licença emitida pelo órgão da Secretaria do Meio Ambiente. Anteriormente, os açudes eram utilizados apenas para irrigação, não sendo propício para a criação de peixes. Com a reforma e manutenção eles podem ser transformados em viveiros e tanques-rede.

A licença é o primeiro passo para o início de pesquisas científicas sobre o tema, e dessa forma atender os produtores rurais que desejam implantar a piscicultura em suas propriedades.

Os pesquisadores farão visitas aos piscicultores e coletarão dados que ajudem a verificar qual a necessidade de pesquisa dentro da área de piscicultura para fazer o diagnóstico, e através dele, implantar um projeto de pesquisa na unidade.

Segundo a pesquisadora científica do Pólo Regional do Sudoeste Paulista, Daniela Castellani, somente através desse diagnóstico é que os pesquisadores saberão a quantidade de produtores existente na região, suas reais necessidades e o que pretendem com o mercado consumidor.

A piscicultura é uma atividade nova na região, que tem uma grande rede hídrica que é a Bacia do Paranapanema. A área total do empreendimento onde será implantado o projeto é de 3,53 hectares em espelho de água.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br