APTA REGIONAL: PÓLO REGIONAL DO MÉDIO PARANAPANEMA E IAC ORGANIZAM REUNIÃO TÉCNICA DO MILHO SAFRINHA

01/11/2006

O Pólo Regional do Médio Paranapanema, em Assis, e o IAC (Instituto Agronômico), vinculados à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, realizam na próxima quinta-feira, dia 9, a “Reunião Técnica do Milho Safrinha”. O evento acontecerá no auditório do Pólo Regional do Médio Paranapanema, em Assis, e tem o objetivo de divulgar os últimos resultados da pesquisa sobre milho safrinha e sorgo no Estado de São Paulo. De acordo com o coordenador e pesquisador do Pólo Regional do Médio Paranapanema, Aildson Pereira Duarte, pretende-se discutir as tecnologias empregadas na cultura do milho safrinha, visando melhorar a qualidade e a rentabilidade das lavouras e, diante da crescente importância da cultura do sorgo nas regiões norte e noroeste do Estado, serão apresentadas também informações inéditas para aperfeiçoar seu cultivo. O público alvo é técnicos e agricultores parceiros das pesquisas. São 80 vagas e as inscrições devem ser feitas no dia a partir das 12h30.

A reunião tem início às 13 horas com a palestra dos pesquisadores Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto do Pólo Regional do Médio Paranapanema e Alfredo Tsunechiro do IEA (Instituto de Economia Agrícola), “Evolução do custo de produção do milho safrinha no Médio Paranapanema”. As 13h30, Angélica Prela, também do Pólo Regional do Médio Paranapanema fala sobre “Temperatura e balanço hídrico em 2005 e 2006”. As 14 horas, Duarte apresenta os resultados da “Análise individual e conjunta dos experimentos de avaliação de cultivares de milho IAC/APTA/CATI/Empresas”. Em seguida, será proferida a palestra “Ocorrência e severidade de doenças no milho safrinha em 2006” pela pesquisadora Gisèle Maria Fantin do Instituto Biológico (IB). O pesquisador Rogério Freitas, do Pólo Regional do Noroeste Paulista, em Votuporanga, apresentará os resultados da “Avaliação agronômica de cultivares de sorgo”. O encerramento será às 18 horas.

O Pólo Regional do Médio Paranapanema possui uma equipe que desenvolve e transfere tecnologias para o agronegócio, destacando-se as pesquisas sobre a cultura do milho safrinha .

Mais informações pelo telefone (18) 3321.2026, ramais  22 ou 25, ou ainda no site www.zeamays.com.br.

Kassiana Cristina Bonissoni
Estagiária - Assessoria de comunicação