APTA REGIONAL: PÓLO REGIONAL DO MÉDIO PARANAPANEMA DIVULGA RESULTADOS DA AVALIAÇÃO ANUAL DE CULTIVARES DE MILHO E SORGO PARA SILAGEM

01/11/2006

O Pólo Regional do Médio Paranapanema e o IAC (Instituto de Campinas), vinculados a APTA (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios), junto com a ESALQ (Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz) estão divulgando os resultados da avaliação anual de cultivares de milho e sorgo para silagem. A análise é feita desde a safra de 1998/99 e tem o objetivo de identificar quais cultivares se adaptam melhor às condições do clima e solo da região, avaliando as características e o valor nutritivo do milho e sorgo. O trabalho é realizado em Assis, Mococa, Pindamonhangaba e Votuporanga e, a partir deste ano em Andradina, como explicam os pesquisadores dos Pólos Regionais do Médio Paranapanema e Noroeste Paulista, Aildson Pereira Duarte e Solidete de Fátima Paziani, são locais representativos da produção de milho para silagem no Estado de São Paulo.

De acordo com a análise, nas duas últimas safras (2004/05 e 2005/06) as produções médias de massa verde de sorgo e milho foram respectivamente de 64,1 e 42 toneladas por hectare. O que para Duarte, revela não só a variabilidade genética dos materiais avaliados, mas também a influência de fatores ambientais sobre a produtividade de milho e sorgo para silagem.

Os resultados mostram ainda que, na média geral, os cultivares de sorgo superaram os de milho em produção de massa verde e produção de matéria seca. Duarte explica que "em alguns casos, também na planta toda e, conseqüentemente, em produção de matéria seca digestível por hectare, ressaltando que ocorrem diferentes respostas dos cultivares avaliados conforme o ambiente".

Além disso, a produção de matéria seca digestível depende, além da produção de matéria verde e matéria seca total, da produção de grãos. Portanto, segundo o estudo, quando não houver informações específicas sobre os cultivares de milho para silagem (digestibilidade e produção de matéria seca digestível) pode-se optar por materiais com maior produtividade de grãos e, dentre estes, os que apresentam plantas mais altas.

Mais informações pelo (18) 3321.2026 e os dados completos de todas as safras podem ser obtidos pelo www.iac.sp.gov.br ou www.zeamays.com.br.

Kassiana Cristina Bonissoni
Estagiária - Assessoria de comunicação