APTA REGIONAL: PÓLO REGIONAL DO EXTREMO OESTE FIRMA PARCERIA COM A SYNGENTA

28/11/2006

O Pólo Regional do Extremo Oeste, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado, firmou contrato de parceria público-privada com a Empresa Syngenta - Proteção de Cultivos LTDA, para desenvolver pesquisas na área de Fisiologia Vegetal. Os estudos que estão sendo realizados em Andradina, são para verificar a ação fisiológica do produto Tiametoxam como ‘biotivador’ (indutor de ‘vigor e produtividade’) na cultura da cana-de-açúcar.

A realização da pesquisa para a região é de extrema importância para a geração de conhecimentos que proporcione aos produtores de cana-de-açúcar ganhos de produtividade com a cultura. A proposta de trabalho resume-se numa série de atividades que possibilitem o entendimento do mecanismo de ação da molécula de tiametoxam como bioativador.

Através da análise de crescimento da cana-de-açúcar nos primeiros meses de idade da cana-de-açúcar, será possível estabelecer relações fisiológicas que identifiquem a atuação do produto como bioativador.

Bioativadores são moléculas orgânicas complexas, não biorreguladoras, modificadoras do crescimento, capazes de atuar nos fatores de transcrição da planta e na expressão gênica, em proteínas de membrana alterando o transporte iônico. Atua também em enzimas metabólicas capazes de afetar o metabolismo secundário, de modo a modificar a nutrição mineral, induzir a produção de precursores de hormônios vegetais, levando a síntese hormonal e a resposta da planta a nutrientes e hormônios.

Outra linha importante de pesquisa com cana-de-açúcar, refere-se à maturação, uma vez que, em condições ambientais normais, variedades da cana-de-açúcar precoces, disponíveis no mercado, só estão adequadas para início de safra, a partir de maio ou junho. Com a utilização de maturadores, este início poderia ser antecipado, o que representa prolongamento da safra, melhor aproveitamento dos equipamentos e rendimentos das unidades produtoras (usinas).

Mais informações sobre a parceria e os projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos com o pesquisador científico Silvio Tavares pelo email stavares@aptaregional.sp.gov.br

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br