APTA REGIONAL: PÓLO CENTRO OESTE ESTUDA APRIMORAMENTO NO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO PARA FABRICAÇÃO DE CACHAÇA DE ALAMBIQUE

04/06/2007

Os pesquisadores do Pólo Regional do Centro Oeste, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão desenvolvendo um projeto de pesquisa para melhorar a produção e a qualidade da cachaça de alambique. O projeto, financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) pretende aperfeiçoar a etapa relativa ao processo de fermentação na fabricação da cachaça.

“É nesta fase que o mosto é transformado pelas leveduras, liberando álcool e outros compostos que dão as características ao aroma da bebida”, diz a pesquisadora Elisângela Marques Jerônimo Torres, coordenadora do projeto.

Segundo a pesquisadora, os resultados que serão obtidos na pesquisa poderão melhorar a qualidade química e sensorial do cachaça, possibilitando que os produtores agreguem valor ao produto e conquistem maior mercado consumidor.

Elisângela conta que em levantamento realizado pelo Pólo Regional Centro Oeste, foi constado que a maior parte dos produtores da cachaça de alambique da região tem a produção como uma segunda fonte de renda. Porém, os produtores revelaram que estão interessados em melhorar as condições de produção, de forma a fazer com que cachaça se torne a principal fonte de renda.

A pesquisa sobre a fermentação da cachaça é o primeiro projeto, dentre outros, que serão desenvolvidos pelos pesquisadores da Sede do Pólo em Jaú, no Laboratório de Fisiologia e Processamento da Cana-de-Açúcar, que está em construção e será inaugurado em breve.

Dados da Federação Nacional das Associações dos Produtores de Cachaça de Alambique (Fenaca) mostram que dos de 1,3 bilhões de litros de cachaça produzida por ano no Brasil, cerca de 780 milhões de litros são produzidos pelas indústrias (cachaça de coluna) e 520 milhões são produzidas  em alambiques.

Mais informações sobre o projeto com a Cachaça de Alambique com a pesquisadora Elisângela Marques Jerônimo Torres, pelo e-mail: elijeronimo@aptaregional.sp.gov.br