APTA REGIONAL: PISCICULTORES DO VALE DO RIBEIRA PARTICIPAM DE EVENTO PARA INCREMENTAR A PRODUÇÃO

24/05/2006

Para melhorar o trabalho dos piscicultores da região do Vale do Ribeira, criar alternativas para aumentar a produção de peixes, e apresentar novas tecnologias para estimular essa produção, são os objetivos do “Encontro de Piscicultores do Vale do Ribeira”, que acontece no Pólo Regional do Vale do Ribeira, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O evento acontece nos dias 25 e 26 de maio, em Pariquera-Açú, e as inscrições custam R$ 10,00.

A introdução de uma nova espécie de peixe para fomentar a produção na região é alternativa que será apresentada durante o evento. Segundo o pesquisador científico da unidade, Luis Alberto Sáes, o robalo pode ser uma boa opção para complementar a piscicultura da região. O robalo é um peixe marinho, carnívoro, nativo da região, e que possui um alto valor no mercado. A espécie se reproduz no mar, mas se adapta facilmente aos rios.

Para o pesquisador, o setor de piscicultura precisa se organizar para direcionar as pesquisas e facilitar a comercialização do produto. “Esse evento é para auxiliar os produtores a encarar as mudanças que o setor está passando nos últimos anos”, explicou Sáes. A piscicultura já viveu o seu auge nos anos de 1992 a 1997, com o advento dos pesqueiros, no entanto, houve queda acentuada no consumo de peixes e muitos produtores deixaram de criá-lo.

Entre os temas abordados no evento estão as políticas públicas para o desenvolvimento da piscicultura no Vale do Ribeira, quando será apresentado um histórico da atuação do governo na região e sua influência na piscicultura, o controle da qualidade da água na piscicultura, a alimentação, nutrição e sanidade de peixes, e a criação alternativa do robalo e suas vantagens na comercialização.

Serviço:

“Encontro de Piscicultores do Vale do Ribeira”

Dias 25 e 26 de maio – quinta e sexta-feira – 8 horas

Pólo regional do Vale do Ribeira – Pariqüera-Açú