APTA REGIONAL: PESQUISADORES PARTICIPAM DE CURSO SOBRE O SISTEMA SAS EM RIBEIRÃO PRETO

20/07/2006

Pesquisadores do Pólo Regional do Centro Leste, em Ribeirão Preto, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e da FMRP/USP, participaram de 05 a 19 de julho do Curso de Introdução ao SAS - Statistical Analysis System, um programa muito usado pelos pesquisadores para realizar análises estatísticas.

Coordenado pelas pesquisadoras científicas da unidade de pesquisa de Ribeirão Preto, Claudia Cristina Paro de Paz e Lenira El Faro, o curso aconteceu no Departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto/USP, uma parceria entre as duas entidades.

De acordo com as pesquisadoras Claudia e Lenira, o objetivo do curso foi fornecer ao usuário o conhecimento de comandos e procedimentos básicos do Programa SAS, solucionando problemas práticos, de uma maneira rápida e objetiva.

O Programa SAS é um sistema de aplicação integrada, que consiste em vários módulos que têm por função o acesso, gerenciamento, análise estatística e apresentação de dados, somada a uma importante linguagem de programação e geração de relatórios. O sistema é desenvolvido nos Estados Unidos, e sua eficácia é reconhecida mundialmente.

Segundo Claudia e Lenira, com a utilização do Programa SAS é possível explorar de maneira adequada e eficaz os dados resultantes dos experimentos, “e dessa forma as informações geradas como resultado da pesquisa a ser publicada, são mais confiáveis”, explicaram as pesquisadoras.

A intenção das coordenadoras do curso é promover outros eventos sobre o tema, e atingir os pesquisadores científicos de outras unidades da Apta Regional.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista