APTA REGIONAL: PESQUISADORES ESTUDAM VARIEDADES DE MANGUEIRA PARA CULTIVO ORGÂNICO NA REGIÃO CENTRO NORTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

17/07/2006

A busca por alimentos mais saudáveis e que são cultivados de maneira ecologicamente apropriada, sem a adição de agrotóxicos tem aumentado nos últimos anos. A população aumentou a preocupação com os alimentos ingeridos, e por isso quer a opção de adquirir produtos que complementem a alimentação saudável que faz parte de um novo estilo de vida intensificada neste século.

 

Diante das mudanças comportamentais da população para a escolha dos alimentos, os pesquisadores científicos têm-se adequado à demanda da sociedade, e seus projetos buscam alternativas para atender esses consumidores que buscam mais saúde, e produtos com mais qualidade.

 

A pesquisadora científica Juliana Galli, do Pólo Regional do Centro Norte, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, aprovou um projeto na Fapesp para avaliar variedades de mangueira para o cultivo orgânico na região Centro Norte do Estado de São Paulo.

 

Segundo a pesquisadora, o projeto visa caracterizar as variedades de manga estudadas e que serão conduzidas inteiramente de maneira orgânica, e com isso avaliar o comportamento das variedades quanto a presença de doenças, que normalmente são um dos problemas para o cultivo da manga na região.

 

O projeto será iniciado no período das chuvas, em dezembro deste ano e terá duração de duas safras consecutivas, para melhor avaliação dos resultados. Para fazer a análise necessária, os frutos maduros serão colhidos de acordo com a época de maturação de cada variedade e avaliados quanto às medidas físicas e composição química. O resultado do estudo deve ser divulgado em 2009.

 

Além da pesquisadora Juliana, também fazem parte do projeto os pesquisadores científicos Antonio Lucio de Mello Martins, do Pólo Regional do Centro Norte, e Carlos Jorge Rossetto, do Pólo Regional do Noroeste Paulista.

 

 

Mais informações sobre o projeto de pesquisa sobre manga orgânica com a pesquisadora científica Juliana Galli (17) 3572-1592 / 3572-2208

e-mail: julianagalli@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista

(19) 3743-1698

Notícias por Ano

Notícias por Polos