APTA REGIONAL: PESQUISADORES ESTUDAM PASTEJO COM OVINOS NA REGIÃO OESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

04/04/2007

Os pesquisadores científicos do Pólo Regional da Alta Paulista, vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estão desenvolvendo o estudo "Adubação nitrogenada em pastagem de Tifton 85 sob pastejo com lotação contínua", que foi aprovado pelo programa de auxílio à pesquisa da Fapesp. A pesquisa pretende conhecer os efeitos da adubação nitrogenada sobre a pastagem utilizada na produção de ovinos na região Oeste do Estado.

 

O projeto será implantado na cidade de Adamantina e vai trabalhar com o manejo das ovelhas em lotação contínua, numa área de dois hectares com capim Cynodon Tifton 85(Cynodon spp.). “Iremos avaliar os efeitos das doses de nitrogênio na produção de forragem, características estruturais da pastagem, taxa de lotação, ganho de peso e avaliação econômica do sistema”, conta o pesquisador científico e coordenador do projeto Jailson Lara Fagundes.

 

Durante o estudo, o pesquisador científico pretende disseminar o conhecimento específico sobre a ecofisiologia das plantas forrageiras de clima tropical, plantas essas que quando usadas de forma inadequadas diminuem o aproveitamento da produção de forragem nas pastagens manejadas com ovinos.

 

De acordo com o pesquisador, a criação de ovinos é um segmento em ascensão e que, por isso, necessita da difusão de informações técnicas para que o manejo seja feito de forma que possibilite mais rentabilidade aos produtores da região Oeste do Estado.

 

”As informações técnicas disponíveis para a produção de animais a pasto estão centralizadas na criação de bovinos, salientando-se que diferenças anatômicas, fisiológicas e comportamentais, diferenciam estas espécies animais”, acrescenta Fagundes.

 

 

Parcerias entre Pólos

 

A pesquisa do pesquisador Jailson Lara Fagundes faz parte dos estudos do grupo de trabalho formado pelos pesquisadores Acyr Wanderley de Paula Freitas e Augusto Zonta, do Pólo Regional da Alta Paulista, Flávia Maria Erbetta de Andrade e Ricardo Lopes Dias da Costa, do Pólo Regional do Extremo Oeste, e Andréia Luciane Moreira, do Pólo Regional da Alta Sorocabana, que pretende impulsionar o desenvolvimento da ovinocultura na Região Oeste do Estado de São Paulo por meio do desenvolvimento de sistemas de produção e tecnologia direcionados aos produtores.

 

Os produtores da região de Adamantina estão começando a adotar a prática da produção de ovinos, e o grupo pretende, em médio prazo, interagir mais diretamente com esses produtores para contribuir com o desenvolvimento da cultura na região.

 

Mais informações sobre a pesquisa “Adubação nitrogenada em pastagem de Tifton 85 sob pastejo com lotação contínua”, com o pesquisador científico Jailson Lara Fagundes pelo telefone (18) 3521-4800 ou pelo e-mail jlfagundes@aptaregional.sp.gov.br

 

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação da Apta Regional

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

 

 

Notícias por Ano