APTA REGIONAL: PESQUISADORES DOS PÓLOS REGIONAIS APRESENTAM TRABALHOS NA 42ª REUNIÃO ANUAL DE ZOOTECNIA

26/07/2005

Pesquisadores da Apta Regional, que desenvolvem pesquisas nos Pólos Regionais na área de zootecnia, vão apresentar resultados de estudos na 42ª Reunião Anual de Zootecnia, que será realizada de 25 a 28 de julho, em Goiânia. O evento reúne pesquisadores de diversas instituições do País para troca de experiências, realização de workshops, entre outras atividades. No total foram inscritos mais de dois mil trabalhos de todo o Brasil.

Um dos trabalhos que faz parte da reunião é do pesquisador Flávio Dutra Resende, diretor do Pólo Regional da Alta Mogiana. O cientista irá apresentar os dados do projeto de "Avaliação do Sistema de Produção de Bovinos de Corte sob manejo orgânico".

Outro título que faz parte do programa do evento é "Manejo Sanitário na Criação de Avestruzes" no qual a pesquisadora do Pólo Regional do Noroeste Paulista, Giane Serafim da Silva, é co-autora. O texto foi produzido em parceria com Marcelo Vasconcelos Meireles, do curso de Medicina Veterinária da Unesp de Araçatuba.

Sobre a palestra, Giane explicou que serão comentadas as normas direcionadas a ratitas do Plano Nacional de Sanidade Animal (PNSA). "Em se tratando de manejo sanitário, há de se considerar a elaboração e execução de um plano de biossegurança, que se constitui em um conjunto de atitudes e ações que visam impedir a entrada e propagação de agentes de doenças entre aves, plantéis, granjas, regiões e mesmo países, além de reduzir os efeitos danosos das doenças e tentar erradicar aquelas já instaladas".

Os autores ainda sugerem que para atender tais objetivos faz-se necessário que tal programa seja elaborado e efetuado com embasamento em informações científicas e técnicas.

Reunião Anual de Zootecnia

A 42ª Reunião Anual de Zootecnia é organizada pela Sociedade Brasileira de Zootecnia – SBZ – entidade que foi criada em 1951. Atualmente conta com dois mil sócios entre profissionais autônomos, representantes de universidades, de instituições de pesquisa, extensionistas e estudantes. Os trabalhos apresentados na edição deste ano abrangem as mais importantes áreas da zootecnia, quais sejam, bioclimatologia e etologia, forragicultura, manejo e reprodução, melhoramento animal, nutrição de não ruminantes, nutrição de ruminantes, pequenos animais domésticos e animais silvestres.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br