APTA REGIONAL: PESQUISADORES DO PÓLO REGIONAL DO MÉDIO PARANAPANEMA INICIAM TRABALHO PARA FAZER MAPEAMENTO DOS PISCICULTORES DA REGIÃO

28/09/2006

Terá início no próximo dia 10 de outubro a coleta de dados para o projeto “Estudo da utilização dos recursos hídricos para fins de piscicultura no Médio Paranapanema”, do CDVALE (Centro de Desenvolvimento do Vale Paranapanema), em parceria com os pesquisadores científicos do Pólo Regional do Médio Paranapanema, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. O trabalho é financiado pelo FEHIDRO (Fundo Estadual de Recursos Hídricos) e tem como objetivo identificar as áreas de produção, os sistemas produtivos e as técnicas de manejo das pisciculturas da região do Médio Paranapanema.

A equipe responsável pelos pesquisadores científicos da unidade, Fernanda de Paiva Badiz Furlaneto, Luiz Marques da Silva Ayroza, Daercy Maria Monteiro de Rezende Ayroza, Fábio Rosa Sussel e Fernando Salles.

O levantamento de dados será feito por técnicos de campo e a localização das propriedades rurais obtida através da parceria com a CATI (Casas da Agricultura), sindicatos rurais, cooperativas, empresas de insumos e instituições privadas.

Segundo a Fernanda, “o mapeamento das pisciculturas busca avaliar o desenvolvimento da atividade nos municípios integrantes do projeto, além de identificar as necessidades dos produtores regionais visando o desenvolvimento de linhas de pesquisa de acordo com a demanda local”.

A pesquisadora destaca ainda que a piscicultura é importante para o Médio Paranapanema, pois é uma alternativa de renda para as propriedades de pequeno e médio porte e uma fonte de geração de emprego. A partir dos dados coletados serão elaborados mapas temáticos digitalizados. O trabalho prevê também a organização de um curso de capacitação para 40 produtores rurais.

Texto produzido pela Assessoria de Comunicação do Pólo Regional do Médio Paranapanema