28/11/2006
O Pólo Regional da Alta Paulista, em Adamantina, realiza dia 05 de dezembro, terça-feira, a Reunião Técnica sobre a Cadeia de Produção do Urucum. O evento, voltado para produtores e técnicos que trabalham com a cultura, visa discutir as potencialidades da região, novas alternativas de escoamento e a industrialização da produção de urucum. O evento é gratuito, mas é necessário fazer inscrição com antecedência.
Na programação do evento, que começa às 12h30, há palestras sobre a cultura do urucum na Alta Paulista, a situação da cultura e as perspectivas do mercado de corantes de urucum no País, além de uma apresentação sobre os corantes de urucum utilizados pela indústria de alimentos.
Segundo o pesquisador científico Paulo Eduardo da Rocha Tavares, um dos organizadores do evento, o urucum, também conhecido como colorau, açafroa, achicote, achote, bastante utilizado na indústria de alimentos e de cosméticos, como conseqüência de restrições ao uso de corantes artificiais, é bastante cultivado na região da Alta Paulista.
“Ao todo são 300 produtores com mais de um milhão de pés em produção, entre os municípios de Oswaldo Cruz a Panorama. Os produtores cultivam a variedade de urucum oriunda do Pará, com intuito de aumentar a precocidade, rusticidade e produtividade da cultura”, explicou Tavares.
URUCUM
O urucum é uma cultura que vem conquistando cada vez mais importância econômica, uma vez que do pericarpo da semente se extrai um corante natural (pigmento constituído por vários carotenóides, predominando a bixina, a qual representa mais de 80% dos carotenóides totais presentes) que vem despertando interesse de indústrias de produtos cosméticos, farmacêuticos, textil e, principalmente, de alimentos (coloríficos, salsicharia e massas alimentícias) em face da crescente proibição da utilização de corantes sintéticos em alimentos.
Serviço:
“Reunião Técnica sobre a Cadeia de Produção do Urucum”
Dia 05 de dezembro - terça-feira – 12h30
Vagas limitadas
Local: Biblioteca Pública Municipal de Adamantina/SP
Pólo Regional da Alta Paulista
Fone: (18) 3521-4800
poloaltapaulista@aptaregional.sp.gov.br
Texto produzido pela Assessoria de Comunicação
comunicacao@aptaregional.sp.gov.br
Priscila Tescaro - jornalista
(19) 3743-1698