APTA REGIONAL: PESQUISADORES DA ÁREA DE AGREGAÇÃO DE VALOR SE REÚNEM PARA DISCUTIR DIRETRIZES DE TRABALHO NA APTA REGIONAL

24/07/2006

Os pesquisadores científicos da área de Agregação de Valor que atuam nos Pólos Regionais, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estiveram reunidos recentemente para discutir as diretrizes das pesquisas área, os objetivos e oportunidades, além das dificuldades encontradas nas mais diversas regiões do estado. O I Encontro Técnico-Científico dos Pesquisadores de Agregação de Valor aconteceu no Pólo Regional da Alta Mogiana, em Colina, nos dias 20 e 21 de junho.

Após o evento, os profissionais dos 13 Pólos Regionais que participaram do evento, elaboraram um documento que aponta as soluções discutidas pelo grupo e que deverão ser implantadas nas unidades, em breve.

O objetivo do evento foi unir os pesquisadores da mesma área de atuação, formar um grupo forte e desenvolver trabalhos de pesquisa de excelência. Além disso, o encontro foi uma importante oportunidade para todos se conhecerem, trocar experiências, e discutir a possibilidade de formalizar parcerias entre as unidades da instituição, com os demais institutos de pesquisas da APTA, e com representantes dos vários segmentos do agronegócio regional.

Os pesquisadores científicos fizeram apresentações sobre as unidades em que atuam, expondo as principais características e particularidades de cada uma, suas principais linhas de pesquisa e a situação de infra-estrutura de cada local.

Na conclusão do grupo, que faz parte do documento final do encontro, os pesquisadores de agregação de valor foram divididos em duas áreas, processamento vegetal e animal, que irá direcionar os trabalhos do grupo todo. Além disso, foram formadas equipes para colaborar na elaboração de projetos, na organização de cursos de capacitação interna, e dias de campo, nos quais todos os integrantes irão participar.

A segunda reunião técnica do grupo da área de Agregação de Valor está agendada para agosto de 2007, no Pólo Regional do Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br

Priscila Tescaro - jornalista