APTA REGIONAL: PESQUISADORES DA APTA REGIONAL E INSTITUTO DE PESCA REÚNEM-SE PARA DISCUTIR PROJETOS SOBRE AQÜICULTURA E PESCA NO ESTADO DE SÃO PAULO

14/12/2006

Pesquisadores científicos que atuam nos Pólos Regionais, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo, na área de Aqüicultura e Pesca reuniram-se no mês de novembro para realizar o I Encontro sobre o tema, no Pólo Regional do Leste Paulista, em Monte Alegre do Sul. O objetivo do encontro foi levantar as perspectivas de projetos de pesquisa para a área, possíveis parcerias entre os Pólos Regionais e o Instituto de Pesca, e a integração dos pesquisadores. Também participaram do evento pesquisadores científicos do Instituto de Pesca, APTA, SAA.

Foram dois dias de trabalho e debate, no qual os pesquisadores científicos discutiram ações e projetos relevantes para atender ao objetivo da pesquisa e desenvolvimento em Aqüicultura e Pesca para o Estado de São Paulo. Os participantes decidiram como linhas prioritárias de pesquisa para a Apta Regional, as seguintes áreas: sistemas de criação, nutrição, pesca, manejo sanitário, limnologia aplicada a aqüicultura, tecnologia de pós-colheita e processamento e genética de organismos aquáticos.

Além disso, o diretor do Instituto de Pesca, Edison Kubo, sugeriu a criação de uma comissão para discutir e propor um programa de aqüicultura e pesca para o Estado de São Paulo (com o fortalecimento através de redes). A comissão terá representantes da Apta Regional e do Instituto de Pesca, que irá elaborar um programa de Aqüicultura e Pesca para a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA).

O próximo encontro dos pesquisadores científicos da área de Aqüicultura e Pesca deverá acontecer em abril de 2007.

comunicacao@aptaregional.sp.gov.br